Com apoio do Estado, cidades constroem 3 mil km de calçadas

São 5,8 milhões de metros quadrados de passagens para pedestres, construídos nos últimos seis anos. São obras feitas com recursos do tesouro estadual ou financiadas pelo Estado. O desempenho atende preocupação em fazer as cidades mais para as pessoas do que para os carros
Publicação
21/07/2017 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

As cidades paranaenses avançaram em conforto e segurança para as pessoas. Nos últimos seis anos, as ruas dos municípios receberam 5,8 milhões de metros quadrados de calçadas - ou quase 3 mil quilômetros lineares, o que equivale a distância entre Curitiba e Maceió, capital do Alagoas, no Nordeste do Brasil. Todos os 399 municípios foram beneficiados com esta melhoria, que garante mais mobilidade, principalmente, às pessoas com deficiência, idosos, gestantes e mamães com carrinho de bebê.

O cálculo, feito pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, inclui as obras feitas pelo Calçadas Paraná, que é o maior programa deste tipo de construção da história do Estado, e as feitas em conjunto com obras de recapeamento e de urbanização. “Há uma preocupação do Governo do Estado em fazer as cidades mais para as pessoas do que para os carros. Por isso, não se resolve apenas o pavimento da rolagem dos veículos, mas também o espaço para a passagem das pessoas”, diz Wilson Bley Lipski, superintende executivo do Paranacidade.

FACILIDADE - De acordo com Lipski, os municípios conseguem mais facilmente financiamento junto ao governo estadual se apresentarem projetos de pavimentação de ruas que contemplem construções de calçadas para pedestres. “Não é uma regra absoluta, mas é o que a gente recomenda. Posso dizer que há calçamento em cerca de 80% das obras de urbanização do Estado”, explica.

Desde o início deste ano, 285 municípios foram autorizados a encaminharem processos para obter crédito para projetos de infraestrutura urbana junto ao governo estadual. No total, os investimentos previstos somam R$ 500 milhões.

ARAUCÁRIA - Um dos municípios a buscar financiamento foi Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Em parceria com o governo estadual, a cidade construiu cerca de 159 mil metros quadrados (77 quilômetros lineares) de calçadas, o que agradou à população.

“Agora está bem melhor. Antes, muitas vezes eu tinha que andar com o carrinho de bebê na rua, perto dos carros”, diz a atendente de panificadora Ana Flávia Monteiro. “As novas calçadas agora dão mais segurança, já que não há buracos como antigamente, e melhoram a acessibilidade dos pedestres”, relata o comerciante Francisco Menegatti, 52.

Em maio deste ano, o prefeito Hissam Hussein esteve no Palácio Iguaçu para buscar mais R$ 20 milhões de financiamento junto ao Governo do Estado para pavimentação de ruas, calçadas e aquisição de equipamentos para obras de infraestrutura.

"Estamos empenhados para que todos os bairros de Araucária seja pavimentados, com calçamento adequado, proporcionando cada vez mais acessibilidade à população", diz o prefeito.

INTERIOR – Outro exemplo é Altamira, na região central do Paraná. Em seis anos, o total disponibilizado em financiamento para melhoria urbana do município foi de R$ 2 milhões. “Com isso, conseguimos construir 5 mil metros quadrados de novas passagens para pedestres e reduzir em 30% o déficit de calçadas do município”, conta a prefeita Elza Aparecida da Silva. Segundo a prefeita, não foi só a cidade, que tem pouco mais de 4 mil habitantes, que ganhou uma cara nova. “Até a autoestima dos moradores daqui melhorou”, conta a prefeita.

BOX

Projeto Calçadas Paraná prioriza acessibilidade

Lançado em 2013, o Calçadas Paraná, realizado com recursos do governo estadual, é considerado um dos maiores programas de acessibilidade do Brasil. Pelo programa, as ruas recebem calçadas nas duas laterais, meio-fio, iluminação, sinalização, lixeiras, quadras completas, rampas de acesso e urbanização adequada a cada local.

Na primeira etapa, o programa contemplou 31 municípios pequenos, que receberam R$ 300 mil para construir 120,9 mil metros quadrados de calçadas e fazer urbanização.

“São obras em todo o Estado que geram qualidade de vida para a população e trazem segurança aos moradores dos bairros nas cidades”, diz o coordenador de operações do Paranacidade, Ricardo Mueller. “Via urbana não é só para carros, mas para pedestres também, por isso deve ser bem planejada”, acrescenta.

GALERIA DE IMAGENS