Com 700 obras, Programa
Escola 1000 entra na reta final

Cada escola recebeu R$ 100 mil depositados em conta de Fundo Rotativo, para projetos de reformas. O investimento total do Governo do Paraná é de R$ 100 milhões, divididos entre mil escolas estaduais de todas as regiões do Paraná.
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05/12/2017 - 14:23
Editoria

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O Programa Escola 1000, criado no Governo Beto Richa para acelerar a revitalização das escolas estaduais, chega na reta final, com 700 obras iniciadas.

O investimento total do Governo do Paraná é de R$ 100 milhões, divididos entre mil escolas estaduais de todas as regiões do Paraná. Essas mil escolas foram escolhidas pelos núcleos de acordo com as prioridades, sendo que cada escola recebeu R$ 100 mil depositados em conta de Fundo Rotativo, para projetos de reformas.

OUSADIA e INEDITISMO - Para Evane Petla Mendes Dias, coordenadora da Fundepar, o programa não tem paralelo no país. “O Escola 1000 é um programa ousado. Nós estamos movimentando 700 obras simultaneamente, com diversas empresas, em todo o Estado. Isso é inédito no Brasil”, afirmou. “Não conheço nenhum programa de governo com um grau de satisfação tão grande”, acrescentou.

SATISFAÇÃO - A satisfação da comunidade é altíssima, segundo a professora Adriana Maria Azolin, diretora do Colégio Estadual Ângelo Volpato, em Curitiba. “Com a pintura nova, as salas ficaram mais bonitas e os alunos mais animados para o estudo. O trabalho foi bem executado e entregue antes do prazo estipulado”, afirma.

Pedro Baraldi, chefe do NRE de Paranavaí, diz que a satisfação da comunidade com o Escola 1000 é evidente. “É visível o envolvimento da comunidade escolar com o programa, com grande participação nas reuniões de assinatura de contrato e termo de recebimento das obras, e também na fiscalização dos serviços”.

PROGRAMA - Organizado pela Casa Civil do Governo do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação, o programa Escola 1000 contempla quase a metade de toda a rede estadual, formada por 2,1 mil unidades e um milhão de estudantes.

O programa representa um grande avanço na democratização da gestão das escolas, pois envolveu toda a comunidade escolar em audiências públicas para decidir onde aplicar os recursos. Foi uma decisão muito democrática e transparente de toda a comunidade escolar.

Foram feitas melhorias como reformas em quadras esportivas, banheiros, serviços de pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, calçamento, troca de telhados e forros, entre outras. As obras foram definidas durante audiências públicas.