Cida pede a Temer agilidade na liberação de empréstimos

A Secretaria do Tesouro Nacional é responsável pelo aval da documentação que prevê financiamentos para as áreas de segurança, infraestrutura urbana e viária
Publicação
22/02/2017 - 15:20

Confira o áudio desta notícia

A governadora em exercício, Cida Borghetti, reuniu-se com o presidente Michel Temer, nesta quarta-feira (23), em Brasília, para pedir celeridade na análise dos empréstimos internacionais solicitados pelo Estado junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). A Secretaria do Tesouro Nacional é responsável pelo aval da documentação que prevê financiamentos para as áreas de segurança, infraestrutura urbana e viária.
“O Paraná já recebeu a primeira liberação dos recursos internacionais direcionados à segurança pública. Porém, ainda existem outros financiamentos que requerem o aval da Governo Federal. Destacamos ao presidente Michel Temer a condição financeira do Paraná frente aos outros estados e por isso pedimos a agilidade no processo”, disse.
A governadora em exercício disse ainda que o presidente Michel Temer afirmou que priorizará o pedido do Paraná para que a liberação total do financiamento seja concluída. “O presidente acatou a solicitação de uma forma muito positiva e garantiu atenção especial para acelerar o processo. Temer tem administrado o Brasil com responsabilidade, principalmente nas ações que envolvem infraestrutura, saúde, habitação, mas especialmente na atenção à criança”, declarou Cida.
EMPRÉSTIMOS - O primeiro financiamento, já liberado pelo BID, foi para o fortalecimento do programa Paraná Seguro, que visa reduzir os níveis de violência e criminalidade em Curitiba, Região Metropolitana e municípios da tríplice fronteira. Foram contratados recursos, em janeiro deste ano, no valor de R$ 215 milhões, que serão utilizados para a construção de novas delegacias cidadãs, compra de novas viaturas e cursos de qualificação para os policiais.
O Paraná também financiou recursos para Paraná Urbano III, programa que prevê pavimentações asfálticas, recape de estradas, urbanização de vias urbanas e construções de escolas. E aguarda a liberação desta e de outras operações a serem usadas para melhoria de estradas e os sistemas de movimentação de cargas. Os financiamentos juntos somam R$ 1,5 bilhão.
PRESENÇAS- Os deputados federais da bancada paranaense Luiz Nishimori, Toninho Wandscheer e Sergio Souza também participaram da audiência com o Presidente.

GALERIA DE IMAGENS