A governadora Cida Borghetti afirmou que é preciso a união de todos, solidariedade coletiva e determinação dos governos para que o país retome o rumo do desenvolvimento. A declaração foi feita nesta sexta-feira (01), em Foz do Iguaçu, durante abertura da Conferência Internacional Sem Fronteiras, que acontece até sábado (02). O evento organizado pelo Rotary Club reúne os principais nomes do mundo que atuam na instituição, membros do Brasil, Argentina e Paraguai.
“O Rotary é uma entidade que hoje une aqui a tríplice fronteira. Um grupo internacional de amigos solidários que busca o bem e a fraternidade. Caráter humanitário sempre foi um lema da instituição que não mede esforços para ajudar o próximo, são várias nações em busca do bem comum”, afirmou a governadora.
Cida destacou o evento como um momento de compartilhar experiências, solidariedade coletiva e determinação, tendo como pano de fundo as Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas naturais do mundo.
“A solidariedade é a melhor maneira de unir os povos. O Estado do Paraná agradece as inúmeras contribuições para o bem comum. Isso nos faz crer que estamos no caminho certo em buscar o diálogo com todos os setores para que a nossa política possa ser ainda melhor para toda a população”, disse.
A governadora também agradeceu a ajuda e a colaboração do Rotary Club, principalmente na área da saúde. “Quero agradecer a tamanha contribuição ao nosso Estado. O Rotary realmente não tem fronteiras, é uma honra poder fazer parte da história da família dos rotarianos”, afirmou a governadora.
CONFERÊNCIA - Organizada pelos governadores do Distrito 4630, Mauro Carvalho Duarte Júnior, e do Distrito 4845, Julian Ortiz, a conferência é uma oportunidade para a troca de experiências entre os cerca de 3,5 mil rotarianos dos países vizinhos.
“Nós temos muitas ações desenvolvidas em prol da comunidade e estamos aqui mostrando para essas três culturas o que podemos fazer, não só na nossa região, mas em todo o planeta, pois o Rotary leva benefícios a qualquer lugar do mundo”, afirmou Duarte Júnior, que ressaltou também a importância de continuar o trabalho conjunto com o Governo. O Distrito 4630 abrange os municípios da região Noroeste do Paraná.
“Todos os nossos trabalhos são desenvolvidos nas áreas da saúde, recursos hídricos, educação e outros campos, que também são o foco do Governo do Estado. Nós somos parceiros e é importante que esse trabalho continue, afirmou.
Todo o território do Paraguai e o Norte da Argentina foi representado pelo distrito 4845. “Um dos eventos mais importantes do Rotary de capacitação e motivação a nível internacional. Um evento único para entrelaçar vínculos e conviver com diferentes pessoas, destacou Julian Ortiz. Ele também mencionou a importância de fortalecer os apoios de governos estaduais e municipais ao trabalho voluntário.
ASSOCIAÇÃO - O Rotary Club é uma associação de clubes de prestação de serviços que tem como objetivo unir voluntários e líderes comunitários em ações de caráter humanitário, além de promover os valores éticos da paz, da fraternidade e da solidariedade.
Levar os gestos e ações de boa vontade aos desamparados é a sua maior premissa. O Brasil tem mais de 50 mil rotarianos espalhados por mais de dois mil clubes e 38 distritos. Em todo o mundo, mais de um milhão de pessoas estão filiadas ao Rotary, que se intitula a maior ong do planeta.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento os secretários de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis, e da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; o diretor-presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski; o representante do presidente do Rotary Internacional, Ian Riseley; o presidente da Fundação Rotária, Paul Netzel, e lideranças da instituição.
(BOX)
Presidente da Sanepar destaca importância de parcerias para a preservação ambiental
O presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, participou, neste sábado (02), de um talk show sobre “Água: uma perspectiva internacional e um projeto de parceria para o Paraná”, na Conferência Internacional Sem Fronteiras.
Soavinski ressaltou que o Rotary já é parceiro da Sanepar em várias atividades socioambientais e esta foi mais uma oportunidade de agregar novas parcerias. “Eles têm mais projetos para desenvolver em conjunto com a Sanepar. Por isso, temos que avançar, sermos cada vez melhores naquilo que fazemos. Desenvolvermos ações em parceria com muitas instituições para termos resultados melhores e em menos tempo, levando qualidade de vida para os paranaenses e, ao mesmo tempo, conservando o meio ambiente”.
O presidente da companhia também falou sobre o trabalho realizado nas 346 cidades atendidas pela empresa e sobre o esforço diário dos empregados para levar água de boa qualidade para a população. “Hoje a Sanepar leva água para mais de 11 milhões de pessoas e tem uma das maiores cobertura de esgoto do Brasil, com 70% de serviço de coleta e 100% de esgoto com tratamento”, disse. Soavinski também destacou que para prestar este serviço, a companhia investiu, nos últimos sete anos, cerca de R$ 5 bilhões. Para 2018 a empresa prevê um investimento de mais de R$ 1 bilhão.
O diretor de Rotary Internacional e ex-diretor da Sanepar, Antônio Hallage, mediou o talk show. Ele lembrou das parcerias do clube de serviços com a empresa. Hallage falou do Projeto Água Limpa, que trata da formação de multiplicadores que têm como missão conscientizar e envolver a comunidade nas questões ambientais. “Em parceria com a Sanepar, os rotarianos podem ser preparados para atuar na disseminação de informações sobre a importância da água e do saneamento”, ressaltou o diretor.
O talk show também teve a participação do diretor de Coordenação da Itaipu paraguaia, Francisco Pedro Domanicsky Lanik. Ele falou sobre os projetos de desenvolvimento sustentável da pela hidrelétrica, tanto na margem brasileira quanto na margem paraguaia, e sobre a relação destes projetos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).