A governadora Cida Borghetti foi uma das 13 personalidades paranaenses homenageadas pelo jornalista e professor Aroldo Murá Haygert como uma das “Grandes Porta-Vozes do Paraná”. A homenagem foi entregue nesta segunda-feira (25) durante o lançamento da décima edição do livro de perfis Vozes do Paraná, que aconteceu no Palácio Garibaldi, em Curitiba.
O diploma “Grandes Porta-Vozes do Paraná” reconhece a contribuição de 13 personalidades retratadas ao longo dos dez anos da coleção publicada por Murá. “É uma honra muito grande, fiquei bastante emocionada com as palavras do mestre Aroldo Murá, que hoje reúne personalidades de diversas áreas, que contribuem com o desenvolvimento do Paraná. Quero agradecer ao professor Aroldo Murá pela distinção que faz ao nosso nome”, afirmou a governadora.
Além da governadora, também receberam a homenagem os ex-governadores Jaime Lerner, Orlando Pessuti e João Elísio Ferraz de Campos; os juristas René Ariel Dotti e Clèmerson Merlin Clève; o ex-ministro Euclides Scalco; o advogado Luiz Fernando de Queiroz e sua esposa, Ellin Queiroz; o médico e professor Cicero de Andrade Urban; o radialista e deputado Luiz Carlos Martins; o professor e empresário Wilson Picler; e o jornalista Fábio Campana. Também foi homenageado, in memoriam, o professor Belmiro Valverde Jobim Castor, morto em 2014.
Ao longo das dez edições da coleção, 240 personagens foram retratados por Murá no Vozes do Paraná. “Ao completar dez anos, decidi que alguns personagens mereciam entrar em uma nova coleção. A Cida foi personagem há alguns anos e é uma figura maravilhosa. Independente de questões políticas, ela dá uma contribuição notável ao Paraná dos dias de hoje”, disse o jornalista.
LIVRO – A décima edição da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” traz 21 perfis biográficos que abordam a trajetória profissional dos personagens e aspectos curiosos da vida familiar e pessoal de cada um. "Eu entendo que a história se faz a cada dia e não acontece só a partir dos grandes personagens. A história das famílias, das gentes e do nosso cotidiano é valiosa e impressionante. Meu critério é olhar a história enquanto ela acontece”, afirmou o jornalista.
Foram retratados o escultor e líder sindical Espedito Oliveira da Rocha (in memoriam); o vereador Bruno Pessuti, o empreendedor Pedro Duarte; a professora Cecília Lopes da Silva; o fotógrafo Dimitry Kozemjaki; o publicitário Claudio Loureiro; os jornalistas Edson Militão e Toninho Vaz; os empresários Ferdinando Scheffer, Gláucio Geara, Hélio Bruck Rotenberg e Ottilio Monaco; o fundador do Grupo RIC, Mário Petrelli; os médicos José Candido Muricy e Karina Furlan Anselmi; o professor Luiz Gonzaga Paul; o escritor João Manuel Simões; a artista plástica Doralice Zanetti; os advogados Francisco Zardo e Hélio Gomes Coelho Júnior; e o odontopediatra e político Edson Gradia.