A governadora Cida Borghetti recebeu nesta segunda-feira (11), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o general de exército Geraldo Antônio Miotto, novo comandante do Comando Militar do Sul, com sede em Porto Alegre. Ele assumiu o posto em abril deste ano no lugar do general Edson Leal Pujol, que foi para Brasília.
Para Cida, essa primeira visita serviu para estreitar ainda mais a relação entre o Governo do Estado e o Exército Brasileiro. “Coloco o Palácio Iguaçu à disposição dessa importante instituição, tão essencial para a segurança pública brasileira”, disse.
Ela afirmou que a parceria entre o Exército e o governo estadual foi essencial para lidar com a greve dos caminhoneiros. “Mantivemos um diálogo constante e conseguimos, juntos, organizar um grupo que estabeleceu importantes estratégias que trouxeram resultados positivos”, disse ela.
O general Miotto falou sobre a necessidade de um trabalho em conjunto com o governo estadual. “Nada melhor do que atuar lado a lado com o poder executivo estadual para manter a soberania nacional e guarnecer nossas fronteiras, duas de nossas principais missões aqui no Sul”, disse.
COMANDO – O Comando Militar do Sul é responsável por todas as atividades militares de defesa desenvolvidas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O grupo, formado por 54 mil homens, concentra 90% dos blindados, 75% da artilharia e 75% da engenharia da força terrestre do Exército.
PRESENÇAS – O chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato, também participou da reunião.