Cida Borghetti abre
mostra de fotógrafo
espanhol em Curitiba

A exposição Veneza e as Impressões do Carnaval permanece no hall da Secretaria da Cultura até 31 de maio. A mostra já passou por Maringá e, depois de Curitiba, será montada em São Paulo
Publicação
13/04/2016 - 11:20

Confira o áudio desta notícia

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, abriu nesta terça-feira (12) a exposição Veneza e as Impressões do Carnaval, do fotógrafo espanhol Andreu Reverter, que permanece no hall da Secretaria da Cultura até 31 de maio. A mostra é uma promoção conjunta do Consulado-Geral da Itália em Curitiba, Instituto Italiano de Cultura, Embaixada da Espanha no Brasil e Instituto Cervantes.
Na abertura do evento, da qual participaram o secretário da Cultura, João Luiz Fiani, e o cônsul da Itália, Enrico Mora, a vice-governadora disse que o desenvolvimento e o crescimento de um País ou de um Estado passam pelo tripé formado pela educação, cultura e saúde.
“É muito importante que o Governo do Paraná apoie iniciativas como essa, que possibilitam o conhecimento de artistas talentosos de outros Países e de outras culturas”, disse Cida Borghetti.
PARCERIA – O cônsul italiano para o Paraná e Santa Catarina, Enrico Mora, agradeceu o apoio do Governo do Estado para a realização da Exposição de Andreu Reverter, que revela a Veneza que surge durante o Carnaval. “É sempre emocionante unir nossos países através da visão privilegiada de um artista”, disse o cônsul.
O secretário da Cultura, João Luiz Fiani, reforçou que o Governo do Estado busca ampliar parcerias para trazer ao Paraná novas alternativas de exposições e mostras.
"Em março assinamos um protocolo de intenções para a cooperação cultural entre o Governo do Paraná, o Consulado-Geral da Itália em Curitiba e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, que vai possibilitar que espaços culturais de Curitiba e de outras cidades paranaenses recebam trabalhos de artistas italianos, como é o caso desta mostra, que já esteve em Maringá?, explica Fiani.
MOSTRA – A exposição Veneza e as impressões do Carnaval iniciou a trajetória brasileira em Maringá, no fim do ano passado. Depois de Curitiba a mostra segue para São Paulo.
Composta por 24 fotografias, tiradas entre 2011 e 2012, a exposição tem como objetivo recuperar e conservar o passado da famosa festa de Veneza.
O fotógrafo Andreu Reverter nasceu na Espanha, em Alcanar, e sua fotografia sempre dispensou atenção particular à Itália e suas regiões. Vai do retrato à paisagem e aborda temas históricos, ecológicos e sociais. Já colaborou com importantes editoras europeias como Tusquets Editores, Lunwerg Editores e Ramon Ubeda, além da prefeitura de Barcelona.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na cerimônia a diretora do Museu Niemayer, Juliana Vosnika; os diretores do Museu Paranaense, Renato Carneiro e do Museu de Arte Contemporânea, Lenora Pedroso; o diretor do Centro Cultural do Teatro Guaira, Cleverson Cavalheiro, e o diretor-geral da Secretaria de Educação, Jader Alves.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS