Celepar sedia Maratona de
Ciência de Dados em Curitiba

O Bluehack terá como desafio a saúde pública do Estado. A maratona que conta com a participação da Secretaria da Saúde e da IBM reunirá profissionais de áreas distintas em mais de 30 horas de competição tecnológica
Publicação
28/11/2017 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Celepar será sede, durante dois ininterruptos, do primeiro Bluehack Curitiba, maratona intelectual que terá foco em ciência de dados e também o primeiro com a utilização de dados públicos. Será neste próximo final de semana, 2 e 3 de dezembro, em Curitiba.

A maratona conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde e da IBM e está voltada à obtenção de soluções e ideias que propiciem aprimoramento das políticas públicas da saúde no Estado.

Com base em dados oficiais que serão disponibilizados pela Secretaria da Saúde, os participantes terão pela frente desafios específicos. Serão disponibilizados cinco tópicos para análise: mortalidade materno e infantil (população de zero a um ano); risco de doenças infectocontagiosas; base de internações; base de consultas de especialidades médicas; e dados de mortalidade (violenta, cardiovasculares e neoplasias).

IDEIAS POSITIVAS - De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Celepar, Danilo Scalet, um dos coordenadores do Bluehack, a expectativa é que surjam ideias positivas para serem colocadas em prática na área da saúde.

“No passado não tínhamos conhecimento científico e tecnologia suficientes para tratar os dados. Hoje é possível verificar qual a verdade que está dentro desses dados e, a partir disso, saber o que fazer através dessas descobertas", disse ele. A divulgação externa dos resultados somente ocorrerá após autorização da Secretaria da Saúde.

SEGURANÇA - Os dados disponibilizados pela Secretaria da Saúde são de propriedade da secretaria e serão cedidos aos participantes para o uso exclusivo no Bluehack. Somente os inscritos que estiverem participando presencialmente da maratona terão acesso às informações.

Os dados não identificam indivíduos, preservando o sigilo das informações. Além disso, todos os participantes deverão assinar o “Termo de uso dos dados”, que indicará a responsabilidade sobre a manipulação dos dados somente durante o Bluehack, salvo autorização por escrito da Secretaria da Saúde para o prosseguimento da pesquisa.

BLUEHACK - O Bluehack é um grande desafio promovido pela IBM, em parceria com a Celepar e a Secretaria da Saúde. Trata-se de uma maratona tecnológica que reunirá cientistas de dados, profissionais vinculados à saúde, programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, como aplicativos web/mobile e hardware/ IOT, em um ambiente de criatividade e empreendedorismo.

A Celepar responde pela infraestrutura e a organização local do evento, a Secretaria da Saúde pelos dados oficiais do Estado e a IBM pela estrutura computacional, o método, o conjunto de softwares em nuvem para o tratamento dos dados, além de colocar à disposição a sua rede mundial de divulgação.

Nesta edição de Curitiba, o evento conta com o patrocínio da Celepar, Unimed e Positivo Tecnologia/Windows Pro.

SERVIÇO

QUEM PODE PARTICIPAR - O público-alvo são cientistas de dados, estatísticos, estudantes de medicina, biomedicina, biotecnologia e tecnologia, desenvolvedores e profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas na área da saúde.

COMO PARTICIPAR - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 do dia 1 de dezembro pelo site www.blueopen.org/curitiba. Acesse o regulamento, saiba dos detalhes do Bluehack e participe.

QUANDO - Dias 2 e 3 de dezembro de 2017

HORÁRIO - Início às 09h00 do dia 2, sábado, até 18 horas do dia 3, domingo.

LOCAL - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Rua Nilo Peçanha, 732, Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS