Celepar recebe prêmio
Excelência em
Governo Eletrônico

Programa vencedor ajuda a gestão hospitalar e de farmácias no Estado
Publicação
12/09/2013 - 16:39
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) foi uma das vencedoras do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2013) promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). A divulgação dos nove vencedores da 12.ª edição ocorreu na noite de quarta-feira (11), na abertura do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), no Centro de Convenções de Vitória (ES).
O trabalho da Celepar, um dos quatro vencedores na categoria e-Administração Pública, foi sobre o Sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS), desenvolvido pela companhia para a Secretaria de Saúde. “O Governo do Estado tem adotado soluções de tecnologia da informação e comunicação voltadas à modernização da gestão pública”, disse o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.
Dos 107 trabalhos inscritos no (e-Gov), a Celepar classificou três entre os 20 finalistas. Além do premiado, os outros dois sistemas classificados foram sobre a Central de Viagens, desenvolvido para a Secretaria de Administração e Previdência, e Desaparecidos, desenvolvido para a Polícia Civil.
O prêmio foi criado em 2002, pela Abep, em conjunto com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o objetivo de prestigiar a inovação e a excelência nas ações de governo eletrônico e modernização pública. O julgamento esteve a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP).
GSUS – O Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS é usado na assistência de saúde de pacientes internados, em pronto-atendimento ou em ambulatórios. Atualmente, o GSUS opera em seis hospitais, cinco ambulatórios, três laboratórios e 113 farmácias, sendo o principal instrumento para realização dos trabalhos operacionais destes locais que prestam serviços de assistência de saúde aos pacientes.
O sistema possui mais de 2 mil usuários entre médicos, enfermeiros, terapeutas, bioquímicos, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos de saúde e técnicos. O GSUS é um sistema multi-hospitalar integrando todos os estabelecimentos por meio de informações de profissionais de saúde e pacientes, uma vez que os prontuários possuem um único número, o que qualifica e agiliza o atendimento ao cidadão.
O trabalho sobre o GSUS foi inscrito pelos analistas Juliana Wosniak, Dirceu Grein, Dyego Rogher Drees e Luis Alberto Menon de Araújo, e será apresentado na tarde de sexta-feira (13), em um dos painéis do Secop. Jacson Leite vai explicar o sistema de Business Intelligence (BI) desenvolvido para Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para a gestão de presos no Estado.
Aberto na noite de quarta-feira, o Secop prossegue até amanhã (13) tratando também, entre outros assuntos, infovias digitais e computação nas nuvens. Tendo a Celepar como anfitriã, o Paraná vai sediar a 42ª edição do Secop no ano que vem. Será em Foz do Iguaçu, no mês de maio.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS