Celepar promove debate sobre governo no mundo digital

Publicação
13/11/2013 - 17:28
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A mudança de comportamento da sociedade impulsionada pela presença de novas tecnologias foi o tema do encontro promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para debater os “Desafios do governo no mundo digital”. O evento integra a programação de 49 anos de fundação da Celepar, cujo aniversário é dia 24 de novembro.
A empresa, como afirmou o presidente Jacson Carvalho Leite, passa por um momento importante, não apenas em função da modernização da sua infraestrutura tecnológica, mas, principalmente, pelas soluções de inteligência desenvolvidas ao Governo do Estado.
O tratamento inteligente das informações, na ótica do consultor do Gartner Group, Antônio Rivas, responsável pela palestra de terça-feira (12), é a principal tendência da administração pública no uso de tecnologia. Ele explica que o governo tem por missão aliar tecnologia com a prestação de bons serviços públicos a uma sociedade cada vez mais crítica e que interage de forma mais rápida e fácil por meio de redes sociais e de dispositivos móveis.
DEBATE - Após a palestra, ocorreu um debate com a participação do secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande; do diretor-geral do Detran, Marcos Traad; do diretor de tecnologia da informação Celepar, Danilo Scalet e de Antônio Rivas.
A tecnologia da informação, como explicou Casagrande, é a grande aliada da Secretaria para Assuntos Estratégicos no trabalho de desburocratização do Governo do Estado, sempre na linha da prestação de melhores serviços públicos. “Uma das metas é a redução do volume de papéis que circulam pelas repartições públicas, o que, na prática, vai garantir economia de tempo e de recursos, e maior eficácia no atendimento às demandas da população”.
O Detran, por meio do projeto Detran Fácil, é exemplo bem-sucedido do uso da tecnologia da informação em benefício do cidadão. Segundo Marcos Traad, o órgão já conseguiu “tirar dos balcões” mais de 500 mil pessoas, atendidas atualmente por meio das soluções desenvolvidas em conjunto com a Celepar. E este projeto, segundo ele, é mais ambicioso, devendo atingir 1 milhão com o lançamento, em breve, da TV digital do Detran, que vai permitir aos paranaenses um novo canal de acesso aos serviços oferecidos pelo Departamento de Trânsito.
A finalidade do evento, como explicou Danilo Scalet, foi pensar a complexidade do mundo digital e como as tecnologias afetam a relação governo e cidadão, neste tempo em que as pessoas estão conectadas e informadas. “A certeza é que o mundo está mudando. Temos, portanto, que preparar o governo para enfrentar e superar os desafios demandados pela sociedade da era digital”.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, participou do encerramento do evento na Celepar. Gomes vê na inovação tecnológica uma oportunidade para o governo melhorar cada vez mais seu relacionamento com a sociedade e, ao mesmo tempo, apresentar produtos e serviços que propiciem aos paranaenses uma melhor qualidade de vida.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS