Celepar fará integração do Estado com municípios em tecnologia da informação

Empresa vai pautar as ações no uso inteligente das ferramentas de tecnologia da informação
Publicação
14/01/2011 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Uma das atribuições da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) na gestão Beto Richa será a de propiciar ao governo maior integração com as prefeituras, na busca por soluções conjuntas para a melhoria dos serviços públicos prestados ao cidadão. Para o cumprimento desta meta, o presidente Jacson Carvalho Leite diz que a empresa vai pautar as ações no uso inteligente das ferramentas de tecnologia da informação.
O importante, na opinião dele, é que as estruturas das administrações públicas possam atender as demandas diárias da população com eficácia. “A Celepar, num trabalho coordenado pela Secretaria do Planejamento, será a indutora da política de informática do Estado, voltada às ações de TI que gerem resultados positivos ao governo e aos cidadãos”, destaca o presidente.
A convicção de que este projeto é viável, ele traz da experiência bem sucedida em Curitiba, quando, em 2005, na Assessoria Técnica de Informações (ATI) e, na sequência, de 2006 a 2010, na presidência do Instituto Curitiba de Informática (ICI), coordenou a implantação de um sistema integrado de informações estratégicas que convergiu na chamada sala de situação do município. São indicadores que ficam à disposição dos administradores municipais.
Esta ação da Celepar, de acordo com Jacson Leite, vem ao encontro do compromisso e da determinação do governador Beto Richa em utilizar a tecnologia da informação como importante instrumento de apoio à operação e tomada de decisão na gestão pública do governo do Estado. “Como resultado final”, afirma o presidente, “teremos uma gestão de qualidade e a certeza do bom atendimento ao cidadão paranaense”.
CURRÍCULO – Jacson Carvalho Leite assume a Celepar tendo na sua trajetória de vida vasta experiência no setor público de informática. Em 1976, ele iniciou suas atividades profissionais no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, chegando a supervisor de informática, liderando projetos pioneiros e de âmbito nacional.
Na sua primeira passagem pelo IPPUC permaneceu até 1995. Depois, nos anos de 2003 e 2004, esteve novamente no Instituto quando desenvolveu e executou projetos de cunho social e na área da tecnologia da informação.
Entre 1995 a 1998, ele atuou no governo do Estado como secretário executivo e presidente do Conselho Estadual de Informática e Informações (CEI). E, em seguida, de 1999 a 2000, presidiu em Minas Gerais o Conselho Estadual de Informática e Informações (Ciemg) e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Prodemge).
No seu retorno ao Paraná, Jacson Carvalho Leite veio trabalhar na Celepar, 2000 a 2002, na condição de assessor para Assuntos Institucionais, quando implantou o site do governo do Paraná. Outra missão dele na empresa foi a de conduzir em todo o Estado o “Celepar na Comunidade”, projeto de inclusão social e digital que permitiu a 30 mil paranaenses o primeiro contato com o computador, bem como o acesso aos serviços disponíveis na rede corporativa do Estado.

GALERIA DE IMAGENS