A Ceasa Paraná, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, repassa nesta sexta-feira (09) cerca de 16 mil quilos de hortigranjeiros para 12 comunidades carentes dos bairros Portão e Cidade Industrial de Curitiba que tiveram áreas alagadas em função da forte chuva no último fim de semana.
Os produtos foram doados pelos agricultores e permissionários atacadistas que atuam na Ceasa de Curitiba. A estimativa é que 2,6 mil famílias sejam atendidas com a iniciativa do programa Banco de Alimentos da Ceasa.
“Essas ações buscam amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas que causaram enchentes em várias regiões de Curitiba. Muitas famílias tiveram prejuízos e ainda estão se recuperando dos danos causados em suas residências”, disse o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Natalino Avance de Souza. “Voltamos a agradecer aos nossos produtores e permissionários atacadistas, que voltaram a se solidarizar e ajudam essas comunidades”.
Na segunda-feira, 05 de março, o Banco de Alimentos arrecadou 17 mil quilos de hortigranjeiros que foram repassados para comunidades dos bairros da Cachimba e Parolin. Desta vez, contando com o apoio da Defesa Civil e das Regionais da Prefeitura de Curitiba do Portão e da CIC, os produtos serão encaminhados para moradores das Vilas Nina, Candinha, Portelinha, Estrela, Ferrovila, Independência, Barigui, Nossa Senhora Aparecida, Jacira, Venisia, Resistência e Modelo.
BANCO DE ALIMENTOS – O Banco de Alimentos funciona nas cinco unidades da Ceasa do Estado. Trata-se de uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar, em parceria com agricultores e permissionários atacadistas, através da coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, mas ainda em boas condições de consumo.
Depois de doados, os produtos são separados, selecionados, e depois encaminhados diariamente para 531 entidades assistências cadastradas no programa – orfanatos, creches e hospitais públicos, entre outros. São beneficiadas por mês, em média, em torno de 130 mil pessoas. O Banco de Alimentos da Ceasa faz um reaproveitamento diário de cinco toneladas de produtos que seriam descartados junto aos respectivos aterros sanitários.