Casa da Memória é mais um atrativo nos Mananciais da Serra

A Casa da Memória, nos Mananciais da Serra, área de preservação ambiental e responsável por boa parte da água utilizada para abastecimento de Curitiba e região, também estará aberta para visitas neste fim de semana. O local pode ser visitado no sábado (9) e domingo (10), entre 8h30 e 16 horas.
Publicação
08/06/2018 - 10:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os Mananciais da Serra, em Piraquara, ganham mais um atrativo: é a Casa da Memória. O local pode ser visitado neste sábado (9) e domingo (10), entre 8h30 e 16 horas. No local, uma exposição conta diversos aspectos da história do saneamento, como o início do primeiro sistema e a vida de famílias que moravam nos Mananciais da Serra.

A Casa da Memória integra as atrações dos Mananciais, área importante de preservação ambiental, responsável por boa parte da água utilizada para abastecimento da população de Curitiba e Região Metropolitana. “A Casa da Memória original havia sido destruída em um incêndio na noite de 20 de agosto de 2015 e foi totalmente refeita pela Sanepar. Este espaço é, na verdade, a reconstrução de uma antiga casa de moradores dos Mananciais”, disse o coordenador de Patrimônio Histórico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Junio Ferreira Lima.

Construída em madeira, em 1935, a Casa integrava o patrimônio histórico da empresa, sendo a última das sete unidades da Vila Operária, na qual durante muitos anos residiram funcionários que operavam o sistema de abastecimento, construído em 1904.

A Casa da Memória era a maior de todas e foi ocupada pelo responsável pelos serviços de abastecimento. A Casa já havia sido reformada em 2009 para se tornar um espaço expositivo e, após o incêndio, a equipe do Patrimônio Histórico da Sanepar fez um profundo trabalho de pesquisa para respeitar todos os padrões da antiga residência.

Outras atrações dos Mananciais são os centenários equipamentos de saneamento, o mirante da Represa de Piraquara I e as trilhas dentro da Mata Atlântica. O local fica a 40 km de Curitiba, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi e abre apenas uma vez por mês para visitas públicas.

O programa é ideal para passeios em família ou em grupos, a pé ou de bicicleta. Na visita, é possível conhecer a Trilha da Chaminé (1,5 km de extensão), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha do Salto (1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

PASSEIOS – Na entrada, há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro no Centro de Visitantes. As visitas são gratuitas e é proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar lanche e manter-se hidratado.

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é promovido pela Sanepar, Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

GALERIA DE IMAGENS