Casa João Turin expõe obras
de três escultores paranaenses

João Turim, Zaco Paraná e Erbo Stenzel são homenageados na mostra que o museu abrirá na próxima quarta-feira (21)
Publicação
16/09/2011 - 11:44
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Casa João Turin inaugura na próxima quarta-feira (21) a exposição “Três escultores: João Turin, Zaco Paraná e Erbo Stenzel”. As obras tridimensionais dos primeiros representantes da arte escultória no Paraná ficam em cartaz até o dia 6 de novembro. Também fazem parte da mostra baixo relevos, plotagens de obras públicas, fotografias e cartas, que retratam a trajetória profissional e pessoal dos homenageados.
Os escultores foram contemporâneos e amigos. Os manuscritos trocados, transcritos e expostos nessa mostra representam o relacionamento dos três artistas, entre eles e com outros importantes nomes da arte paranaense, como o poeta Silveira Neto, o historiador Romário Martins e o pintor e escritor Theodoro De Bona.
“As cartas abordam assuntos da vida pessoal dos escultores relacionados à saúde, viagens e outros, mostrando ali a existência dessas amizades”, comenta a diretora do museu, Elisabete Turin.
Após pesquisa, a exposição foi organizada com peças do acervo do local, além de obras do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, ambos espaços da Secretaria de Estado da Cultura, além da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
A homenagem pretende mostrar facetas da arte e do perfil de artistas que realizaram obras de significativa importância encontradas em praças e logradouros públicos no Paraná e em outros estados brasileiros.
Erbo Stenzel (1911-1980) é um dos responsáveis pelos paineis e estátuas da Praça 19 de Dezembro, em Curitiba, inclusive pela escultura do “homem nu”. Outra obra pública de Stenzel é a estátua “Água pro Morro”, que fica atrás do Paço da Liberdade, também na capital. No final deste ano, o artista completaria 100 anos de idade.
João Turin (1878-1949), que completaria 133 anos este mês, é autor dos bustos de várias praças de Curitiba, além das estátuas públicas de felinos “Tigre esmagando a cobra” e “Luar do sertão”, na Av. Manoel Ribas e na rótula viária do Centro Cívico (em frente à Prefeitura), respectivamente.
Zaco Paraná (1884-1961), falecido há 50 anos, esculpiu o molde que deu origem à obra “Maternidade”, exposta no Jardim Botânico, e “O Semeador”, na Praça Eufrásio Correia, ambas em Curitiba.

Serviço: Exposição “Três escultores: João Turin, Zaco Paraná e Erbo Stenzel”.
Data: de 21 de setembro a 6 de novembro
Local: Casa João Turin.
Rua Mateus Leme, 38 – São Francisco. Curitiba/PR.
Entrada gratuita
Informações e agendamento de visitas mediadas: (41) 3223 1182.

GALERIA DE IMAGENS