Carta de Porto Alegre
prevê maior integração
entre países

Documento foi assinado na Reunião de Governadores Brasil Sul e Argentina. Carta sintetiza os interesses comuns dos estados e províncias
Publicação
03/04/2017 - 12:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A retomada do crescimento econômico e os avanços na reativação do Mercosul são as bases para os compromissos firmados na Carta de Porto Alegre, assinada na última sexta-feira (31), durante Reunião de Governadores Brasil Sul e Argentina.
O documento sintetiza os interesses comuns dos estados e províncias para promover e aprofundar a integração bilateral, o desenvolvimento regional e a busca conjunta de novos mercados internacionais.
O Paraná foi representado pelo secretário do Planejamento e Coordenação Geral Cyllêneo Pessoa Pereira Jr, que destacou que a Carta de Porto Alegre prioriza o fortalecimento do Mercosul. "Estamos construindo uma plataforma comum e integrada para aumentar nossa presença no cenário internacional".
PARCERIA - A carta sugere que Brasil e a Argentina promovam uma grande parceria para integrar cadeias de valor dos setores produtivos de ambos os países, com ênfase na agroindústria, para atender demandas internas e de outros mercados.
Os governadores apoiam a criação de um Centro de Promoção Comercial e Investimentos Argentina-Brasil em Porto Alegre.
O centro funcionaria como espaço de promoção comercial e de investimentos para impulsionar a integração e o intercâmbio técnico, científico e cultural. A estrutura facilitaria a ampliação de negócios, especialmente para as pequenas e médias empresas. Um espaço semelhante também deve ser criado na Argentina.
FORTALECIMENTO – A Reunião de Governadores Brasil Sul e Argentina foi considerada um marco nas relações bilaterais entre os países. "Já acordamos que o próximo encontro será em maio na Argentina e o Rio Grande do Sul estará lá com nossas equipes setoriais para delinear os novos caminhos do Mercosul e da integração", anunciou José Ivo Sartori.
Assinaram a Carta de Porto Alegre, os governadores do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; e de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o representante do governo do Paraná, secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Fábio Branco; o deputado estadual e presidente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, Frederico Antunes; e o chefe da Divisão da América Meridional do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Pereira Ferreira.
Do lado argentino, o documento foi assinado pelos governadores das províncias de Missiones, Hugo Passalacqua, e de Chaco, Oscar Domingo Peppo; os representantes das províncias de Corrientes, o ministro de Coordenação e Planejamento, Eduardo Alejandro Viscy, e de Tucumán, o secretário de Relações Internacionais, Jorge Neme; o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños; o cônsul-geral da Argentina em Porto Alegre, Carlos Baltar; e o presidente do grupo parlamentar argentino de amizade com o Brasil, deputado federal Daniel Lipovetzky.
Confira AQUI a íntegra da Carta de Porto Alegre

GALERIA DE IMAGENS