A Biblioteca Pública do Paraná promove, de 23 a 28 deste mês, a primeira Festa Literária (Flibi). O evento conta com a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas.
O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador é o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.
A multiplicidade de linguagens, uma das marcas do evento, se evidencia na homenagem a Karam, catarinense que em 1966 se radicou em Curitiba, onde produziu uma obra literária ousada.
No dia 27 (sexta-feira), o Projeto Mesmas Coisas apresenta “A serenata”, montagem idealizada a partir do legado do autor, dirigida por Nadja Naira, com Michelle Pucci e Marc Olaf. A Cia de Teatro do Urubu lê textos de Karam durante a semana, de manhã e de tarde, em salas e espaços da Biblioteca.
Dia 25 (quarta-feira), às 16 horas, acontece na Arena Biblioteca, novo espaço no Hall Térreo, o lançamento de Experimentais, livro editado pelo selo Biblioteca Paraná com adaptações em formato de HQ de obras de Valêncio Xavier, Wilson Bueno, Jamil Snege e Karam feitas, respectivamente, por Rafa Campos, Theo Szczpanski, Eloar Guazzelli e DW Ribatski. Na ocasião, os desenhistas participam de um bate-papo mediado por Luiz Rebinski.
OUTROS DESTAQUES - Entre os destaques da programação, há bate-papos com Raimundo Carrero (que celebra 70 anos) e Juca Kfouri (com o lançamento do novo livro, Confesso que perdi), respectivamente, nos dias 25 e 26, a partir das 19h30, no auditório.
O grupo Alma Síria, Guilherme Gontijo Flores e Pecora Loca e Aline Morena Trio se apresentam, respectivamente, nos dias 23, 25 e 26, ao meio-dia, no hall térreo. Os filmes Budapeste e Hotel Atlântico, adaptações de obras de, respectivamente, Chico Buarque e João Gilberto Noll, serão exibidos no auditório — o primeiro no dia 24, e o segundo na quinta-feira (26), ambos às 16h30.
O secretário de estadual da Cultura, João Luiz Fiani, diz que a Flibi é a primeira festa literária promovida por uma biblioteca brasileira. “É um fato inédito no país. Há uma série de festas literárias por todo o Brasil, mas até agora nenhuma outra biblioteca realizou algo semelhante”, afirmou.
O diretor Rogério Pereira lembra que a Biblioteca Pública do Paraná já apresenta ampla programação cultural, mas este ano as atividades serão intensificadas entre 23 e 28 de outubro, período denominado Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. “Cada vez mais, a BPP se afirma, de fato, como um centro cultural”, diz Pereira.
O curador da Festa Literária, Marcio Renato dos Santos, acrescenta que o evento reúne nomes do Paraná e de outros Estados, com a finalidade de oferecer ao público uma programação eclética e multicultural. “E vamos celebrar o legado do Karam e os 70 anos do Carrero!”.
160 ANOS DA BPP - A promoção da Flibi, que conta com o apoio da produtora cultural Cassandra Joerke e da empresa de Boca em Boca, é mais uma das ações que a BPP realiza em 2017, nos 160 anos da instituição. Em março, foi entregue a primeira etapa das obras de modernização do prédio histórico, com investimentos de R$ 2,1 milhões do Instituto Renault para revitalizar o auditório, o hall do segundo andar, a seção de empréstimo e os banheiros, além de novo mobiliário. O projeto é do arquiteto Manoel Coelho.
Outros R$ 2,5 milhões, investidos pela Renault, vão garantir a segunda etapa das obras de revitalização, previstas para serem entregues em março de 2018.
Serviço: Festa Literária da Biblioteca (Flibi).
Data: 23 a 28.
Local: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, centro, Curitiba).
Confira aqui a programação completa.
Gratuito.
Mais informações: (41) 3221-4974.