Bate papo sobre
cidadania reforça
protagonismo juvenil

Ação faz parte do programa Geração Atitude que tem como objetivo trabalhar nas escolas a formação cidadã, promover a cidadania, participação política e o protagonismo juvenil.
Publicação
11/05/2018 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 400 alunos do 3° ano do Ensino Médio e do 3° e 4° ano do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo (na Grande Curitiba), participaram nesta sexta-feira (11) de um bate papo sobre cidadania e protagonismo juvenil com representantes do Governo do Paraná, Ministério Público do Paraná e Tribunal de Justiça do Estado.

A roda de conversas faz parte do programa Geração Atitude, que acontece ao longo deste mês em diversas escolas estaduais. Em pouco mais de uma hora os estudantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a atividades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de dialogar sobre conceitos de cidadania e protagonismo juvenil.

“O país passa por um momento de questionamento e descrédito político e moral, por isso é importante discutir esses assuntos dentro da escola, porque é na escola que acontece a formação dos nossos jovens, e ao debatermos esses assuntos reforçamos o papel da democracia e a participação cidadã da nossa juventude”, disse o assessor especial do Governo do Paraná para a juventude, Edson Lau.

COMEÇA NA ESCOLA – O estudante do 3° ano do curso de Formação de Docentes, Kelvin Junior Vaz da Silva, de 17 anos, lembrou a importância do debate sobre cidadania e protagonismo no ambiente escolar. “É fundamental trabalhar temas relacionados à cidadania na escola porque é onde aprendemos muitas coisas e convivemos com pessoas diferentes. É o local onde começamos a formar nossos conceitos e que levaremos para a vida”, disse Kelvin.

Lucas Bianco Bento, de 16 anos, já está acostumado a exercer o protagonismo dentro e fora da escola com ações do Grêmio Estudantil. Ele destacou a importância de os jovens serem ativos na sociedade. “Se não tivermos o incentivo ao protagonismo dentro da escola, seremos apagados na sociedade e sem ação. E o que precisamos hoje em dia são jovens que se destaquem e mostrem o que a juventude quer e precisa”, afirmou Lucas, que é presidente do grêmio.

A diretora do colégio, Lúcia Satron, destacou as contribuições das palestras para a formação dos estudantes dentro e fora do ambiente escolar. Segundo ela, o jovem de hoje não tem muita motivação para ser protagonista na sociedade, a partir do momento em que ele percebe e assume esse papel ele se torna uma pessoa diferente, mais ativa. “Iniciativas como essa contribuem para que os alunos se tornem mais atuantes na escola e fora dela”, disse.

GERAÇÃO ATITUDE – O projeto “Geração Atitude” é resultado da parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Assessoria Especial para a Juventude, Assembleia Legislativa do Paraná, Ministério Público do Paraná e Tribunal de Justiça do Estado com o objetivo de levar até os estudantes da rede estadual de ensino formação cidadã, promover a cidadania, participação política e o protagonismo juvenil.

As rodas de conversa nas escolas fazem parte da etapa Geração na Escola em que representantes de todas as instituições envolvidas no projeto participam de um bate papo com os estudantes.

 

GALERIA DE IMAGENS