Batalhões de Guarda e Metropolitano da PM migram para o 6° Comando Regional

Os seis comandos regionais atuais foram criados a partir do desmembramento dos antigos comandos do Policiamento do Interior e Policiamento da Capital
Publicação
16/03/2011 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar do Paraná realizou, nesta terça-feira (15), a última adequação do processo de instalação dos comandos regionais da corporação (CRPMs). Trata-se da migração do Batalhão de Polícia de Guarda e do 17° Batalhão (metropolitano), que pertenciam ao 1º Comando Regional, com sede em Curitiba, para o 6° Comando Regional, que terá sede em São José dos Pinhais.
Os seis comandos regionais atuais foram criados a partir do desmembramento dos antigos comandos do Policiamento do Interior (CPI) e Policiamento da Capital (CPC), que eram responsáveis pelo gerenciamento administrativo e operacional de todos os municípios paranaenses.
“Cada um destes comandos é responsável por um número menor de unidades da PM (companhias e batalhões), o que dá a elas autonomia e agilidade nas decisões”, explica o Coronel Sérgio Filardo, comandante do 6° CRPM.
Para o comandante do 1º CRPM, coronel Ademar Cunha Sobrinho, "os serviços prestados à população passam a ter mais agilidade e qualidade, com um atendimento mais focado”. O 1° Comando Regional está localizado em Curitiba (antigo CPC), e é responsável pelos 12°, 13° e 20° batalhões (capital); pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran); Regimento de Polícia Montada e Companhia Independente de Polícia de Guarda.
Estas mudanças estão embasadas em decretos governamentais, oriundos das leis de organização básica da Polícia Militar (nº 16575) e de fixação de efetivo (nº 16576). A primeira previa a reorganização física da corporação, criando novas unidades como batalhões e companhias (dependentes e independentes) em todo o Estado. A segunda elevou o número do efetivo previsto na polícia para 26.747 integrantes, entre oficiais e praças.
Participaram da reunião de migração os comandantes das regionais da PM, oficiais do Estado Maior das duas unidades e comandantes dos batalhões envolvidos.

GALERIA DE IMAGENS