BRDE e banco italiano fecham
acordo para financiar
projetos de infraestrutura

Parceria abre a possibilidade de cooperação em projetos público-privados de interesse comum
Publicação
19/03/2012 - 11:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou acordo com o Banco de Infraestrutura, Inovação e Desenvolvimento (BIIS, sigla em italiano para Banca Infrastrutture Innovazzione e Svillupo), para financiar projetos que atendam interesses públicos e privados nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A instituição italiana faz parte do grupo bancário Intesa Sanpaolo – Corporate & Investment Banking Division.
As instituições irão explorar oportunidades de cooperação e colaboração em assuntos de interesse comum na área público-privada. O banco italiano está empenhado em diversificar os investimentos no Brasil, apostando na solidez da economia nacional e na capacidade do mercado local.
A expectativa é que os planos do BIIS rendam bons resultados para os estados onde está presente o BRDE. Para o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Nivaldo Assis Pagliari, a parceria fortalece o comprometimento do BRDE com o avanço econômico e social.
“Com esse acordo, o BRDE viabiliza para o governo do Paraná uma alternativa financeira para tirar do papel programas de parcerias público-privadas”, afirmou o diretor financeiro do banco, Jorge Gomes Rosa Filho.
Segundo o diretor da área internacional do BIIS, Marcelo Mentini, a parceria acontecerá a partir da análise e financiamento do primeiro projeto. Ele lembrou do acordo firmado pela instituição na Turquia, que permitiu apoiar a construção de estradas e hospitais. “O acordo com uma importante agência de desenvolvimento regional como o BRDE fortalece a capacidade de criação e avaliação de projetos infraestruturais, inclusive em favor de empresas italianas interessadas em ampliar os seus negócios em áreas geográficas com alto padrão de desenvolvimento”, disse.
Na comitiva italiana que veio a Curitiba para a assinatura do acordo estavam também o cônsul-geral da Itália, Salvatore di Venezia; a representante do BIIS no Brasil, Bárbara Schiaroli; o responsável pelo setor jurídico no País, Rodrigo Pironti; e a vereadora de Curitiba Renata Bueno, que fez a ponte entre as duas instituições no início das negociações.
Também estavam presentes o superintendente do BRDE no Paraná, Carlos Areton Azzolin Olson; o gerente de Planejamento, Thiago Tosatto; e o gerente de Operações, Paulo Cesar Starke Junior.

GALERIA DE IMAGENS