BRDE e agência francesa assinam contrato de 50 milhões de euros

É o primeiro contrato do BRDE com uma instituição financeira internacional. A parceria histórica começou a ser trabalhada em 2016. Em setembro de 2017 foi assinado, na Agência Paraná do Banco, memorando de entendimentos, cumprindo etapa anterior à contratação dos recursos.
Publicação
02/03/2018 - 11:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) assinaram contrato no valor de 50 milhões de euros para financiamento de projetos de produção e consumo sustentáveis em todos os setores da economia. A assinatura foi no Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (1), com a presença de diretores das duas instituições, do governador José Ivo Sartori (RS) e do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet.

É o primeiro contrato do BRDE com uma instituição financeira internacional, na busca do Banco para ampliar suas fontes de recursos, diante da redução dos limites repasses pelo BNDES. A parceria histórica começou a ser trabalhada em 2016. Em setembro de 2017 foi assinado, na Agência Paraná do Banco, memorando de entendimentos, cumprindo etapa anterior à contratação dos recursos.

“Com os valores captados na AFD, o BRDE dá um importante passo para ampliar suas fontes de recursos, garantindo novos investimentos nos setores produtivos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, disse o diretor de Operações do BRDE no Paraná, João Luiz Regiani. O diretor Financeiro do banco, Odacir Klein, destacou a importância da parceria para o futuro da instituição e elogiou o trabalho da equipe nas negociações com a AFD.

O embaixador francês Michel Miraillet disse que a abordagem do contrato é coerente com o Acordo de Paris e o compromisso dos dois bancos de desenvolver sistemas financeiros sustentáveis e responsáveis. “Ao apoiar o BRDE, a AFD desempenha plenamente seu papel designado pelo governo francês de promover o desenvolvimento sustentável”, afirmou. O diretor da AFD no Brasil, Philippe Orliange, disse que a parceria se sustenta em três conceitos: agilidade, confiança e sustentabilidade.

PROJETOS SUSTENTÁVEIS - Os 50 milhões de euros contratados na AFD vão financiar projetos com impacto positivo no ambiente e clima na Região Sul do Brasil. O financiamento será viabilizado por meio do BRDE PCS - Produção e Consumo Sustentáveis, programa que oferece linhas de crédito para as áreas de energias limpas e renováveis; gestão de resíduos e reciclagem; uso racional e eficiente da água; agronegócio sustentável e cidades sustentáveis.

O acordo de cooperação prevê que nos próximos três anos as instituições identificarão projetos de grande potencial de impacto e as condições de financiamento adaptadas ao contexto brasileiro. Haverá também uma cooperação técnica centrada no monitoramento do impacto dos projetos, na consolidação da política social e ambiental do BRDE e no apoio ao desenvolvimento de seu portfólio de projetos verdes. Para essas ações serão destinados 800 mil euros, com recursos do Fundo de Expertise e Intercâmbio de Experiências da AFD.

AGÊNCIA FRANCESA - A AFD é o banco francês de desenvolvimento, que atua em diversos setores – energia, saúde, biodiversidade, água, digital e de capacitação. Sua ação está inserida no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Presente em 108 países, por meio de uma rede de 85 agências, a AFD acompanha atualmente mais de 2.500 projetos de desenvolvimento. Em 2016, destinou 9,4 bilhões de euros ao financiamento de projetos nos países em desenvolvimento ou emergentes e em benefício dos territórios ultramarinos da França.

 

GALERIA DE IMAGENS