O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) promoveu nesta sexta-feira (22), em Curitiba, blitzes educativas em 10 pontos da Capital. Foram entregues fôlderes com dicas de segurança para conscientizar os motoristas. A ação que teve o apoio de entidades pública e privadas ocorreu em alusão à Semana Nacional do Trânsito, que segue até segunda-feira (25). A programação incluiu também palestra da PM em escolas estaduais de todo o Paraná.
“A educação é o único processo eficaz de alterar a realidade do trânsito. É necessário mudar o pensamento do condutor e dos demais integrantes da sociedade para que adotem uma postura mais cidadã. As escolhas de cada um é que podem contribuir para haver mais segurança nas vias urbanas”, disse o porta-voz da operação, capitão Adriano Patrik Marmaczuk.
O vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, explicou que é importante haver uma atuação integrada dos órgãos de trânsito para reforçar a conscientização. “Ninguém consegue fazer nada sozinho e precisamos envolver todas as pessoas. Caso contrário, não conseguimos mnelhorar as questões de segurança viária. Esta união de entidades contribui para os bons resultados”, explicou.
Participaram da ação o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o motoclube Ceifeiros da Meia Noite, Rotary Club, Observatório Nacional de Trânsito, Instituto Paz no Trânsito (IPTran) e empresas parceiras.
As blitzes aconteceram da 11h às 13ho em 10 pontos de Curitiba com grande circulação de veículos.