O Governo do Paraná avançou mais uma importante etapa para conseguir o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos em infraestrutura. Na sexta-feira (2) o BID foi informado oficialmente sobre o pedido de financiamento do Estado, de US$ 235 milhões, que serão usados em obras rodoviárias, projetos na área de infraestrutura e a construção de centros logísticos no Paraná.
O valor total do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná é orçado em US$ 435 milhões. Deste valor, US$ 235 milhões são previstos no empréstimo junto ao BID e os outros US$ 200 milhões são de contrapartida do Governo do Paraná.
O programa de financiamento feito pelo Governo Estadual foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Governo Federal no dia 8 de novembro e oficializado na sexta-feira (2).
DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Após a oficialização, o BID recebeu a carta de recomendação feita pelo Ministério do Planejamento, afirmando que está tudo certo para liberar o financiamento ao Governo do Paraná. Agora o Banco vai analisar o perfil das obras que serão executadas com os recursos do empréstimo.
“O nosso pedido está alinhado à política do BID, que busca financiar obras em infraestrutura que promovam o desenvolvimento social”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.A expectativa da Secretaria de Infraestrutura e Logística é que o empréstimo seja assinado no segundo semestre de 2017.
CONTORNOS - Dentro das obras que serão financiadas pelo BID, estão a construção de contornos em diversos municípios, pavimentação de rodovias de chão batido, e também duplicações. Entre as obras programadas estão os contornos de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro), de Marechal Cândido Rondon (Oeste) e de Castro (Campos Gerais).
Também há obras de pavimentações do acesso de Coronel Domingos Soares (Sudoeste) e da ligação entre Pitanga a Mato Rico (Centro), além da pavimentação entre São Mateus do Sul e Irati (Sul).
CONTRAPARTIDA - Para o Governo do Paraná, há urgência na autorização do governo federal para obtenção do empréstimo. O financiamento exige uma contrapartida – do total de US$ 435 milhões, US$ 200 milhões são de responsabilidade do Governo do Paraná. Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), o Estado está aportando parte da sua contrapartida em obras de duplicações, como as de Curitiba a Piraquara, de Curitiba a Campo Magro e também entre Curitiba a Colombo. Com isto, o Estado já está investindo na frente, recursos que depois serão reembolsados, permitindo novos investimentos na malha rodoviária.
Além dos recursos para modernização das rodovias, o financiamento do BID prevê, também, a criação de pontos de armazenagem de grãos, estacionamentos e áreas de serviços em regiões estratégicas para o transporte de cargas no Paraná. A intenção é construir esses centros em Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Guaíra.
O valor total do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná é orçado em US$ 435 milhões. Deste valor, US$ 235 milhões são previstos no empréstimo junto ao BID e os outros US$ 200 milhões são de contrapartida do Governo do Paraná.
O programa de financiamento feito pelo Governo Estadual foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Governo Federal no dia 8 de novembro e oficializado na sexta-feira (2).
DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Após a oficialização, o BID recebeu a carta de recomendação feita pelo Ministério do Planejamento, afirmando que está tudo certo para liberar o financiamento ao Governo do Paraná. Agora o Banco vai analisar o perfil das obras que serão executadas com os recursos do empréstimo.
“O nosso pedido está alinhado à política do BID, que busca financiar obras em infraestrutura que promovam o desenvolvimento social”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.A expectativa da Secretaria de Infraestrutura e Logística é que o empréstimo seja assinado no segundo semestre de 2017.
CONTORNOS - Dentro das obras que serão financiadas pelo BID, estão a construção de contornos em diversos municípios, pavimentação de rodovias de chão batido, e também duplicações. Entre as obras programadas estão os contornos de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro), de Marechal Cândido Rondon (Oeste) e de Castro (Campos Gerais).
Também há obras de pavimentações do acesso de Coronel Domingos Soares (Sudoeste) e da ligação entre Pitanga a Mato Rico (Centro), além da pavimentação entre São Mateus do Sul e Irati (Sul).
CONTRAPARTIDA - Para o Governo do Paraná, há urgência na autorização do governo federal para obtenção do empréstimo. O financiamento exige uma contrapartida – do total de US$ 435 milhões, US$ 200 milhões são de responsabilidade do Governo do Paraná. Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), o Estado está aportando parte da sua contrapartida em obras de duplicações, como as de Curitiba a Piraquara, de Curitiba a Campo Magro e também entre Curitiba a Colombo. Com isto, o Estado já está investindo na frente, recursos que depois serão reembolsados, permitindo novos investimentos na malha rodoviária.
Além dos recursos para modernização das rodovias, o financiamento do BID prevê, também, a criação de pontos de armazenagem de grãos, estacionamentos e áreas de serviços em regiões estratégicas para o transporte de cargas no Paraná. A intenção é construir esses centros em Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Guaíra.