Arns destaca importância do ensino de língua estrangeira

O governador em exercício participou nesta segunda-feira (18) da abertura da 9ª Convenção Internacional do Southern Cone TESOL, que reúne profissionais de cinco países para discutir o ensino de inglês
Publicação
18/07/2011 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador em exercício e secretário de Educação, Flávio Arns, afirmou nesta segunda-feira (18) que a valorização dos professores da rede estadual de ensino se faz não somente com melhores salários, mas com investimentos em capacitação, aperfeiçoamento e oferta de melhores condições de trabalho. “A valorização dos professores que trabalham na rede pública é um compromisso que o governo assumiu com a sociedade”, disse Arns, durante a abertura, em Curitiba, da 9ª Convenção Internacional do Southern Cone TESOL, um dos mais importantes eventos da área do ensino de inglês na América do Sul.
O governador em exercício destacou a importância dos professores da área para a formação dos estudantes: “Os profissionais de língua estrangeira dão aos nossos alunos oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional”.
O Southern Cone TESOL é a reunião das Associações TESOL do Cone Sul – organizações civis sem fins lucrativos, cujo objetivo é o aprimoramento do ensino de inglês em seus respectivos países. A convenção é realizada em parceria com o Departamento de Língua e Literatura da PUCPR, em Curitiba, e tem como objetivo oferecer aos professores e futuros professores de língua inglesa da América do Sul oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.
No encontro, que reuniu profissionais da educação do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, Arns lembrou que a rede de ensino do Paraná oferta o curso de inglês como disciplina de matrícula e freqüência obrigatória, dentro da matriz curricular da educação básica. “Hoje temos seis mil professores que atuam no ensino de Língua Inglesa nos ensinos fundamental, médio, na educação de jovens e adultos e na educação profissional”, disse.
O idioma ainda é ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) por meio dos Centros de Língua Estrangeiras Modernas (Celem). É uma atividade extracurricular e facultativa, aberta a alunos dos anos finais do ensino fundamental, médio, da educação de jovens e adultos, além de professores e funcionários de escolas e para a comunidade. De acordo com a Seed, no Paraná são 161 estabelecimentos da rede pública que ofertam o curso de inglês, com 166 professores que atendem 5.100 alunos.

GALERIA DE IMAGENS