Anúncio dos centros de
treinamentos fica para 2013

Comitê Organizados Local da Copa de 2014 ainda poderá fazer vistorias em 2012. Paraná tem nove cidades e 14 equipamentos já pré-selecionados para abrigar delegações.
Publicação
23/11/2011 - 19:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Comitê Organizador Local (COL/Fifa) da Copa deverá divulgar somente no primeiro semestre de 2013 os 90 centros de treinamento (CTs) que poderão abrigar seleções para a disputa do mundial do Brasil em 2014.
“No ano que vem ainda será possível inscrever locais para vistorias”, informa o secretário estadual para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha. “A Fifa exige um número mínimo de 64 locais, sendo dois para cada seleção”, completa.
Segundo ele, em função do número elevado de ofertas de Centros de Treinamento, o Comitê trabalha com o número de até 90 opções no catálogo final. “Os CTs deixam um legado de grande visibilidade para as regiões que os abrigam”, afirma o diretor de operações do COL/Fifa, Ricardo Trade. Ele lembra que os centros não precisam ficar necessariamente nas cidades-sede. “Temos mais de 20 estados concorrendo”.
No Paraná, nove cidades estão habilitadas para receber uma delegação estrangeira, com quatorze equipamentos, entre CTs e Estádios. “Toda a documentação já está no Comitê para avaliação”, disse Mario Celso Cunha. “O Paraná ficou em segundo lugar em indicações”, completou.
As nove cidades apresentadas no Paraná são: Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Paranavaí, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Todas com condições de cumprir as exigências da Fifa.
SEGURANÇA PÚBLICA - O Ministério da Justiça vai capacitar com cursos presenciais e à distância cerca de 53 mil profissionais de segurança pública de todo o País para a Copa de 2014. São policiais militares, civis, federais e rodoviários federais, bombeiros e outros agentes da área.
Os estados selecionarão os servidores que vão participar dos cursos que serão supervisionados pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.
Paraná Paraná, São Paulo e Bahia devem ser os primeiros estados a receber os cursos para policiais militares. Minas Gerais e Rio Grande do Sul haverá qualificação de policiais civis, conforme estabelecido na última reunião da Câmara Temática da Segurança, realizado dia 18 de novembro, em Salvador. O Paraná foi representado pelo Major PM-CB Nelson Ademar Piske e pelo delegado da Polícia Civil, Clóvis Galvão.
MARKETING - O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014, Mario Celso Cunha, ministrou na última segunda-feira (21), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma palestra sobre a Copa do Mundo. O evento teve a presença dos alunos dos cursos de Estratégia de Produção e Ciências Econômicas (graduação), bem como de alunos do curso de especialização em Marketing.
“Um dos pontos fortes da fiscalização durante uma Copa do Mundo é o combate ao marketing de emboscada, onde algumas empresas tentam tirar proveito de um megaevento, sem patrociná-lo. Isso não será permitido”, alertou o secretário da Copa. “Haverá um controle no entorno do estádio da Arena, protegendo os patrocinadores oficiais do evento, evitando a publicidade de qualquer tipo, seja por folhetos, balões, placas ou faixas”, disse.
Outros temas debatidos na palestra foram a Lei Geral da Copa, que está em discussão no Congresso Nacional, e a liberação de produtos licenciados.

GALERIA DE IMAGENS