Estudantes de 13 escolas estaduais da Capital foram premiados nesta sexta-feira (16) pelo Núcleo Regional de Educação de Curitiba e pelo Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) no concurso fotográfico Mostre seu talento. As produções fotográficas tiveram como foco as atuações comunitárias da Polícia Militar do Paraná.
O concurso faz parte das atividades desenvolvidas pela corporação nas escolas de Curitiba e Região Metropolitana em comemoração aos 162 da instituição. O objetivo foi promover uma reflexão entre os estudantes sobre o papel comunitário da PM.
O primeiro lugar ficou com a aluna Amanda Pedon de Melo, 17 anos, do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Euzébio da Mota. Ela ganhou um curso de fotografia.
A estudante Steffany Rodrigues Serpa, 16 anos, do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Milton Carneiro, ficou em segundo lugar. Ela destaca a importância da aproximação entre a polícia e comunidade. “O jovem tem uma visão errada da polícia. Essa aproximação trouxe uma experiência diferente na minha escola e mostrou que a polícia possui muitas funções que são fundamentais na nossa sociedade”, disse a aluna, que ganhou ingressos para cinema.
A estudante Ana Beatriz Vieira, 16 anos, também do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Eurides Brandão, que ficou em terceiro lugar, lembrou o papel desempenhado pela PM. “Expliquei aos policiais o trabalho que estava fazendo e eles ficaram contentes e orgulhosos em saber que era uma pesquisa sobre a rotina profissional deles. Acho importante abordar temas que envolvem a atuação da PM porque os policiais são fundamentais para a nossa sociedade”, contou Ana, que recebeu vouchers para um café colonial.
PROXIMIDADE – O comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, Elizeu Antônio Durante Filho, lembrou que a aproximação da Polícia Militar com as escolas reforça o trabalho comunitário desenvolvido pela corporação.
“Todo trabalho de segurança necessita de uma conjugação de esforços para alcançar resultados positivos e esse concurso é uma oportunidade para criar a interação através de atividades culturais onde a comunidade é envolvida e convidada a refletir sobre o seu papel na segurança pública”, disse o comandante. De acordo com ele, se o jovem conhece o trabalho da polícia, ele passa a compreender esse papel comunitário da profissão.
HOMENAGENS – Na mesma cerimônia foram condecorados os professores que participam do programa Eureka, com aulões preparativos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
O professor de Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fábio Stingher, que participou dos aulões pré-vestibular, destacou que a parceria entre diferentes instituições de ensino proporciona aos estudantes novas ferramentais que facilitam o processo de aprendizado.
“A intenção é sempre levar a educação pública aos melhores índices possíveis. A cidade de Curitiba cresceu muito e nós temos ferramentas tecnológicas que nos ajudam a levar uma educação interdisciplinar de qualidade a todos os alunos”, disse o professor.
À tarde, a equipe de educação básica do Núcleo Regional de Educação apresentou uma exposição com painéis que contam parte da história e as atividades desenvolvidas pelo núcleo.
A chefe do NRE, Vivian Rita Meza Siqueira Cézar de Oliveira, lembrou que são homenagens a todos os personagens que fazem parte da história da educação pública do Paraná. “São três momentos que têm foco exclusivo na valorização dos alunos que vivenciam a escola, dos professores que somam com a educação do Estado e com os profissionais que já passaram pelo núcleo e que contribuíram para a história da educação pública do Paraná”, disse Vivian.
O concurso faz parte das atividades desenvolvidas pela corporação nas escolas de Curitiba e Região Metropolitana em comemoração aos 162 da instituição. O objetivo foi promover uma reflexão entre os estudantes sobre o papel comunitário da PM.
O primeiro lugar ficou com a aluna Amanda Pedon de Melo, 17 anos, do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Euzébio da Mota. Ela ganhou um curso de fotografia.
A estudante Steffany Rodrigues Serpa, 16 anos, do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Milton Carneiro, ficou em segundo lugar. Ela destaca a importância da aproximação entre a polícia e comunidade. “O jovem tem uma visão errada da polícia. Essa aproximação trouxe uma experiência diferente na minha escola e mostrou que a polícia possui muitas funções que são fundamentais na nossa sociedade”, disse a aluna, que ganhou ingressos para cinema.
A estudante Ana Beatriz Vieira, 16 anos, também do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Eurides Brandão, que ficou em terceiro lugar, lembrou o papel desempenhado pela PM. “Expliquei aos policiais o trabalho que estava fazendo e eles ficaram contentes e orgulhosos em saber que era uma pesquisa sobre a rotina profissional deles. Acho importante abordar temas que envolvem a atuação da PM porque os policiais são fundamentais para a nossa sociedade”, contou Ana, que recebeu vouchers para um café colonial.
PROXIMIDADE – O comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, Elizeu Antônio Durante Filho, lembrou que a aproximação da Polícia Militar com as escolas reforça o trabalho comunitário desenvolvido pela corporação.
“Todo trabalho de segurança necessita de uma conjugação de esforços para alcançar resultados positivos e esse concurso é uma oportunidade para criar a interação através de atividades culturais onde a comunidade é envolvida e convidada a refletir sobre o seu papel na segurança pública”, disse o comandante. De acordo com ele, se o jovem conhece o trabalho da polícia, ele passa a compreender esse papel comunitário da profissão.
HOMENAGENS – Na mesma cerimônia foram condecorados os professores que participam do programa Eureka, com aulões preparativos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
O professor de Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fábio Stingher, que participou dos aulões pré-vestibular, destacou que a parceria entre diferentes instituições de ensino proporciona aos estudantes novas ferramentais que facilitam o processo de aprendizado.
“A intenção é sempre levar a educação pública aos melhores índices possíveis. A cidade de Curitiba cresceu muito e nós temos ferramentas tecnológicas que nos ajudam a levar uma educação interdisciplinar de qualidade a todos os alunos”, disse o professor.
À tarde, a equipe de educação básica do Núcleo Regional de Educação apresentou uma exposição com painéis que contam parte da história e as atividades desenvolvidas pelo núcleo.
A chefe do NRE, Vivian Rita Meza Siqueira Cézar de Oliveira, lembrou que são homenagens a todos os personagens que fazem parte da história da educação pública do Paraná. “São três momentos que têm foco exclusivo na valorização dos alunos que vivenciam a escola, dos professores que somam com a educação do Estado e com os profissionais que já passaram pelo núcleo e que contribuíram para a história da educação pública do Paraná”, disse Vivian.