Alitalia vai promover o Paraná
entre turistas italianos e europeus

Cooperação foi acertada em reunião da vice-governadora Cida Borghetti com diretoras da companhia aérea italiana, em Milão
Publicação
16/10/2015 - 14:40

Confira o áudio desta notícia

O Paraná firmou parceria com a companhia aérea Alitalia para promover e divulgar destinos paranaenses, em especial Foz do Iguaçu, e aumentar o fluxo de turistas europeus no Estado. A cooperação foi acertada nesta sexta-feira (16), em Milão, em reunião da vice-governadora Cida Borghetti com as diretoras da empresa Manola Porta (marketing), Debora Latini (marketing para América Latina) e Rosela Nastri (vendas). O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, também participou.
Segundo a vice-governadora, a promoção do Paraná integra o processo de consolidação de um vôo direto entre a Itália e Foz do Iguaçu. A rota vem sendo negociada desde o início do ano com executivos da Alitalia. Hoje somente 7 % dos italianos que vem ao País visitam Foz do Iguaçu.
"O início da divulgação do Paraná será imediato. É uma operação comercial. Buscamos criar a demanda a fim de estabelecer a rota comercialmente", afirmou Cida Borghetti.
A vice-governadora destacou também a importância econômica de criar novas rotas e buscar o incremento do turismo no Paraná. "A indústria do turismo gera emprego e renda. De cada dez empregos criados no País, um é por meio do turismo."
ALITALIA - A Alitalia faz simulações de destinos, considerando Roma ou Milão, e avalia possibilidades técnicas e financeiras, combinando o vôo com turismo e carga e ainda com a inclusão de uma parada em alguma capital do Mercosul. "É um processo em que estão em análise aspectos financeiros, técnicos e logísticos", ressalta Cida Borghetti.
As negociações contam com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Itaipu Binacional e do governo federal, por meio da Embratur e da embaixada do Brasil na Itália.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, destacou o potencial da cidade para aumentar o fluxo de turistas. "Foz recebe cerca de 16 mil visitantes por ano, mas tem potencial para dobrar o número nos próximos seis meses", disse Pereira.
TAP - Ontem a vice-governadora negociou uma cooperação semelhante com a companhia aérea portuguesa TAP. Em reunião com a gerente-geral da empresa para Itália e Grécia, Araci Coimbra, ficou definido o aumento da promoção do Paraná nos canais de venda da empresa.
Também foi acertada a possibilidade de os turistas italianos emitirem vôos via Roma ou Milão com destino final Foz do Iguaçu usando parceiros da companhia no Brasil. A TAP é a maior companhia europeia em hub para o Brasil com 80 voos cobrindo 11 capitais e possui acordos com todas as empresas áreas nacionais.
AGENDA – Nesta semana, a vice-governadora participou do Seminário Território, Água, Energia e Alimento no pavilhão do Brasil na ExpoMilão.
Cida Borghetti apresentou ações e programas do Governo do Paraná para o desenvolvimento sustentável. Também detalhou o programa Paraná Competitivo, oportunidades de investimentos, em especial em inovação e tecnologia; e alguns dos potenciais do Estado, como a força do agronegócio, a qualidade da mão de obra e o amplo sistema universitário.
Na segunda-feira (12), a vice-governadora se reuniu com o cônsul-geral do Brasil em Milão, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto. O consulado é um dos parceiros do Estado do Paraná nas negociações para atrair o vôo direto entre a Itália e Foz do Iguaçu.
Cida Borghetti teve audiência com o prefeito de Milão, Francesco Paolo Tronca, para tratar das negociações para atração do vôo e possíveis parcerias com a cidade italiana.
Ela também participou de um seminário na embaixada brasileira em Roma para divulgar o Paraná e Foz do Iguaçu a operadores de turismo italianos. Com o tema Foz do Iguaçu, Destino do Mundo, o evento reuniu os principais operadores de turismo da região, responsáveis por 80 % da emissão de pacotes com destino ao Brasil.
No evento, a vice-governadora também se reuniu com a gerente-geral da companhia aérea TAP para Itália e Grécia, Araci Coimbra. A empresa portuguesa quer promover o Paraná e Foz do Iguaçu com o objetivo de aumentar o fluxo de passageiros europeus para o Paraná.
Na agenda desta semana há ainda reunião com a diretoria de um grupo de educação italiano e com investidores europeus para apresentar oportunidades de negócios no Paraná.
BOX 1
Grupo de ensino italiano busca parceiros no Paraná
A vice-governadora Cida Borghetti visitou nesta sexta-feira (16) as instalações do grupo educacional Cepu Group, em Milão. Cida foi recebida pelo presidente honorário do grupo, Francesco Polidori, pelo diretor-executivo do Departamento Internacional, Pietro Polidori, o professor Cesare Triberti.
Com 46 anos de atuação e 90 filiais na Itália e 12 no exterior, o Cepu Group estuda expandir suas atividades no Brasil, hoje limitadas ao Rio de Janeiro e São Paulo. O foco da instituição é o ensino com cursos à distância. "Eles demonstraram muito interesse em entrar no Paraná por meio de uma parceria na área de ensino superior", explica a vice-governadora.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS