Cerca de 4,8 mil usuários já foram atendidos neste mês no programa de agendamento da Farmácia do Paraná da 2a Regional de Saúde - Metropolitana. O serviço permite que o paciente cadastrado marque data e horário para ir até a sede da farmácia retirar seu medicamento. A equipe do programa iniciou o agendamento no início de fevereiro para retirada dos medicamentos a partir de abril. Em média, são atendidos por dia cerca de 900 moradores de Curitiba e região.
A chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica, Deise Pontarolli, comenta que o agendamento agiliza o atendimento. Os resultados incluem a redução do tempo de espera e a otimização dos processos internos de trabalho. “As atividades consistem em organizar a grande demanda pela entrega de medicamentos, até então espontânea, em dias e horários predefinidos para cada paciente. Com o agendamento obtemos mais eficiência nos serviços prestados”, explica Pontarolli.
Além da Capital, pacientes de outras 13 regionais de saúde já retiram seus medicamentos com agendamento prévio.
METROPOLITANA – A coordenadora da Farmácia da 2a RS, Kelly Braga, explica que o objetivo é melhorar o atendimento através do agendamento. “Estamos sempre procurando métodos que auxiliem na dinâmica da farmácia e ofereçam conforto e agilidade no atendimento aos nossos pacientes”, ressalta.
O aposentado Leonir Carvalho Pinto retira remédio para tratamento pulmonar há um ano e diz que as mudanças no sistema e na própria farmácia foram excelentes. “Cheguei alguns minutos antes do horário agendado e fui atendido muito rápido. Estou contente demais com o agendamento!”, comemora.
Além do seu Leonir, muitos outros pacientes ressaltaram os pontos positivos do novo serviço. A gastroenterologista Marcela Rocha Loures comenta que sempre foi muito bem atendida pelos profissionais da Farmácia do Paraná.
“Faz um ano que me cadastrei, acho maravilhosa a iniciativa do Governo em ter uma instituição onde a população pode retirar medicamentos gratuitos e de qualidade. Muitos dos meus pacientes contam como o serviço que é sensacional e ajuda no tratamento. Só posso concordar com eles e agradecer a todos os profissionais que trabalham todo dia para garantir a nossa saúde e eficiência no atendimento”, completa Marcela Loures.
FUNCIONAMENTO – O serviço de agendamento funciona durante o horário de atendimento da farmácia. No momento da entrega é definida uma nova data e horário para a próxima retirada. Os serviços de cadastro para solicitação de medicamentos e de informações gerais ainda não podem ser agendados.
A coordenadora comenta que o tempo médio de atendimento e retirada de medicamento é de no máximo 35 minutos. “É importante ressaltar que os pacientes não precisam chegar muito antes do horário agendado, 10 minutos são suficientes, pois as senhas são distribuídas de acordo com a hora marcada e não com a hora de chegada”.
Em abril está marcada a retirada de medicamentos por cerca de 10 mil pacientes agendados na Farmácia da 2a Regional. Ainda há 3 mil vagas abertas para o agendamento. Caso o paciente não possa comparecer e deseje reagendar, basta mandar e-mail para agendamento02rs@sesa.pr.gov.br.
Para as demais farmácias que já prestam o serviço de agendamento, os cadastrados que necessitem de informações adicionais devem entrar em contato com a Farmácia de sua Regional de Saúde. Para entrar em contato, acesse aqui.