Em comemoração à 3a Semana Nacional da Vigilância Sanitária, a 19a Regional de Saúde – Jacarezinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Vigilância Entomológica, promoveu uma exposição com o tema “Animais Peçonhentos e outros Vetores”.
A mostra foi gratuita e aconteceu nesta sexta-feira (10) no Cine Iguaçu, em Jacarezinho.
O chefe da Vigilância Sanitária estadual, Paulo Santana, reforça o papel da vigilância na fiscalização e regulação dos ambientes. Ele destaca que entre as funções do profissional da vigilância estão a orientação e transmissão de informações claras e precisas para o cidadão.
“Um dos papéis fundamentais da Vigilância Sanitária é a realização de ações educativas junto à população, demonstrando como se prevenir e evitar acidentes com animais peçonhentos”, disse Paulo Santana.
MOSTRA – Na apresentação, foram expostos em caixas de vidro animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e lagartas), incluindo vetores de doenças como o mosquito da dengue. Os profissionais da Vigilância Sanitária também aproveitaram para informar os participantes sobre os perigos, cuidados e medidas de prevenção necessárias para combater doenças transmitidas por insetos.
O diretor da 19a Regional de Saúde, Ronaldo Trevisan, destaca o esforço da equipe envolvida na organização da exposição. Segundo ele, centenas de pessoas visitaram a mostra. “Foi um momento muito educativo. Ficamos impressionados com a quantidade de pessoas, principalmente de alunos que foram até a exposição, perguntaram e participaram ativamente da ação”.
NÚMEROS – Em 2017, o Paraná registrou mais de 3.961 mil acidentes com animais peçonhentos, sendo 2 mil apenas interferências causadas pelo contato com aranhas.
Veja algumas orientações para prevenir acidentes com animais peçonhentos
Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;
Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las;
Não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção;
Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;
Manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros;
Em caso de dúvidas, ligue para o 0800 410148 (Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná).