A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta terça-feira (01) a 2ª Semana de Vigilância Sanitária, evento que ocorre em todo o Paraná para marcar a comemoração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 5 de agosto. A cerimônia de abertura iniciou também a feira de produtos orgânicos, que funcionará às terças-feiras nas instalações da secretaria, em Curitiba.
“Este evento representa o compromisso do Governo do Paraná com a saúde do paranaense. A Vigilância Sanitária tem papel fundamental, fiscalizando, regulando e orientando o cidadão sobre seus direitos e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida”, enfatizou o secretário de Saúde em exercício, Sezifredo Paz.
De janeiro a maio deste ano, a Vigilância Sanitária do Estado e municípios realizou mais de 16 mil ações educativas no Paraná, mais de 113 mil inspeções em estabelecimentos, 32 mil atendimentos de denúncias e reclamações e emitiu de mais de 53 mil licenças sanitárias.
“Um dos papéis fundamentais da Vigilância Sanitária está na promoção de ações educativas junto à população para mostrar às pessoas quais são seus direitos e, com isso, gerar cidadania. As ações de fiscalização e inspeções sanitárias visam garantir produtos e serviços de qualidade e, principalmente, seguros.”, esclareceu o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Santana.
FEIRA – A Feira Orgânica inicia com a 2ª Semana de Vigilância e permanece toda terça-feira, das 14h às 18h, no estacionamento da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. Serão vendidos apenas produtos que não têm o aditivo de agrotóxicos, desde frutas e legumes até geleias, pães e compotas.
Para o presidente da Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (Acopa), Ivo Melão, a preocupação com o que consumimos precisa ser levada a sério.
“Consumir um produto orgânico é consumir saúde. O grande diferencial dos orgânicos é que seu processo de produção é limpo e não envolve nenhum agrotóxico ou veneno. Além disso, os produtos orgânicos contribuem para a sustentabilidade do planeta e quem os compra prestigia a agricultura familiar, respeitando o lado social dos produtores”, afirmou Melão.
PARTICIPAÇÃO – A cerimônia de abertura também contou com a presença da superintendente de Vigilância em Saúde, Julia Cordellini, e do presidente da Rede Ecovida de Agroecologia, José Antônio Marfil.
Confira
a programação da 2ª Semana de Vigilância Sanitária em todo Paraná.