Videoconferência propõe melhorias no
atendimento socioeducativo a adolescentes

13/09/2018 - 17:20

Aproximadamente 800 técnicos e gestores da rede socioassistencial e das regionais de saúde do Paraná participaram nesta quinta-feira (12) de uma videoconferência para qualificar o atendimento a adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto. Promovida pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, transmissão foi feita do auditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba, para 32 polos espalhados pelo Estado.

A coordenadora da Proteção Social Especial da secretaria, Juliany Santos, afirmou que o trabalho de qualificação e orientação é fundamental, já que os desafios para a melhoria das ações na socioeducação ainda são grandes. “Estar próximo aos municípios é muito importante para continuarmos avançando”, disse.

As palestras abordaram a medida socioeducativa como possibilidade de inserção social dos adolescentes. O representante do Ministério de Desenvolvimento Social no evento, Francisco Coullanges Xavier, falou sobre os procedimentos do processo socioeducativo. Ele destacou que a assistência social deve trabalhar em conjunto com outras políticas, como saúde e educação.

“É muito importante que o adolescente seja visto de maneira integral, essa visão melhora o processo da socioeducação”, afirmou Xavier. “O adolescente tem direito de reconstruir dignamente sua trajetória. Muitas vezes o ato infracional afasta o jovem da escola, faz com que corra riscos e se sinta discriminado. Por isso, a medida e o atendimento são muito importantes para que ele possa superar essa situação”, destacou.

A segunda palestra foi ministrada por Carla Marcelino, técnica da Secretaria da Família. Ela falou a respeito da função da família, dos profissionais envolvidos e dos desafios de um trabalho intersetorial no atendimento aos adolescentes.

MELHORIA – O Liberdade Cidadã é um dos programas estaduais desenvolvidos pela Secretaria da Família voltados à qualificação do atendimento de adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

Por meio da rede socioassistencial, são acompanhados adolescentes que cumprem medida em meio aberto. O programa cofinancia projetos de qualificação profissional, apoio psicopedagógico, atividades de esporte, cultura e de lazer voltados para os adolescentes e suas famílias. Para a execução do programa o Estado repassa recursos aos municípios, oferece apoio técnico e capacitação das equipes. O investimento chegou a R$ 16 milhões.