Verão Paraná começa nesta
quinta e segue até o Carnaval

Cerca de 2,5 mil profissionais do governo estadual vão reforçar no Litoral paranaense as ações nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo. Também haverá reforço da segurança nos parques de Curitiba e na Costa Oeste, que compreende os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.

 
Publicação
21/12/2017 - 10:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Verão Paraná 2017/2018 começa nesta quinta-feira (21), com ampliação dos serviços do Governo do Estado durante as férias de verão. Até o final do Carnaval (14/02), cerca de 2,5 mil profissionais do governo estadual vão reforçar no Litoral paranaense as ações nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo.

No Litoral, o foco principal é na área segurança pública. Além de ampliar o número de guarda-vidas nas praias, o policiamento também será reforçado com as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e do Instituto Médico Legal. A atenção será redobrada nos dias de maior fluxo de veranistas, principalmente na semana entre o Natal e o Ano-Novo, no Carnaval e nos fins de semana.

“Há períodos que exigem uma concentração maior de policiamento e depois, entre o Ano-Novo e o Carnaval, a frequência diminui um pouco na praia, mas não a atenção da segurança”, afirmou o coordenador do Verão Paraná e chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel. “Teremos unidades especializadas das polícias Civil e Militar, como o Batalhão de Polícia de Trânsito e o Cope, que darão apoio ao efetivo que se mantém fixo no Litoral”, afirmou.

Além dos sete municípios litorâneos, também haverá reforço da segurança nos parques de Curitiba e na Costa Oeste do Estado, que compreende os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.

SAÚDE – Pela saúde, haverá barracas com testes rápidos, aferição de pressão arterial e outros serviços básicos em postos de atendimento ao longo da orla. Os profissionais de saúde também prestarão orientações e dicas para cuidar do corpo durante o verão.

As unidades de atendimento e hospitais receberão reforço nos seus quadros para que possam atender a demanda de pacientes. O Governo do Estado repassou R$ 4,05 milhões aos sete municípios do Litoral para reforçar as equipes assistenciais e disponibilizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para os serviços na alta temporada.

O número de ambulâncias foi ampliado: três Unidades de Suporte Avançado de Vida padrão Samu ficarão baseadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná para os atendimentos de emergência. Também estará à disposição o serviço aeromédico para transporte de pacientes críticos e o serviço de resgate aeromédico de pacientes em emergência. Em Matinhos, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, será instalado mais uma vez o Centro de Recuperação de Afogados.

BALNEABILIDADE – O Instituto Ambiental do Paraná começa a divulgar os boletins de balneabilidade das praias nesta sexta-feira (22). Os boletins serão enviados semanalmente, sempre às sextas, para orientar os frequentadores a evitarem os locais impróprios para banho. O órgão também vai ampliar a fiscalização das atividades de pesca no Litoral e de caça nas Áreas de Preservação Permanente.

A limpeza de 48 quilômetros da orla, nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, será feita por equipes contratadas pela Sanepar. Os trabalhos iniciaram na quarta-feira (20) e seguem até o dia 18 de fevereiro.

A coleta de resíduos das residências ficará a cargo dos municípios, com o apoio do Governo do Estado. Em outubro, o Instituto das Águas do Paraná firmou um convênio para repassar R$ 5,27 milhões às prefeituras, destinado à limpeza e coleta de lixo durante a temporada de verão.

O Instituto ficará responsável, ainda, pela coleta de lixo nas ilhas do Mel, Superagui e das Peças. Pela primeira vez, esse trabalho será feito mensalmente. “Não apenas no verão, mas no ano inteiro o Estado está se comprometendo a manter esses locais em perfeitas condições de limpeza”, afirmou o coronel Élio.

DUCHAS – Além da limpeza das areias, a Sanepar instalou 55 duchas ecológicas em dez pontos fixos e dois itinerantes nas praias do Estado. O ônibus EcoExpresso Sanepar está no Litoral para atendimento da população com informações de educação ambiental.

A companhia também oferta, em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar. As cadeiras têm rodas especiais e material resistente que permitem o deslocamento das pessoas da areia até o mar.

Confira abaixo os pontos onde as duchas e as cadeiras serão instaladas.

RECREAÇÃO – A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo vai oferecer diversas atividades recreativas, esportivas e eventos especiais. As ações acontecem de 8 de janeiro a 5 de fevereiro, de terça-feira a domingo. Serão cinco postos fixos em Pontal do Paraná, nos balneários de Ipanema, Shangri-lá, Praia de Leste, Santa Terezinha e Pontal do Sul. Haverá também equipes itinerantes em Matinhos e Guaratuba.

Serão disponibilizados equipamentos esportivos e atividades para todas as faixas etárias, como ginástica, dança, recreação, voleibol, futebol, minifutebol, peteca, torneios esportivos, jogos recreativos, gincanas, caminhadas e atividades artísticas e de pintura. Também estão previstos eventos como os Desafios das Estrelas, com grandes nomes do futebol paranaense, além de campeonatos e competições de diferentes modalidades.

BOX

Endereço das duchas da Sanepar nas praias

MATINHOS

- D’Vicz – Avenida Atlântica, próximo ao número 2624 (entre a Rua Jacarezinho e a Rua Apucarana, em frente à Sorveteria D’Vicz).

- Pipeline – Avenida Atlântica, próximo ao número 1806 (entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada).

- Sesc – Avenida Atlântica, próximo ao número 2489 (próximo ao Sesc Caiobá).

- Praia Mansa – Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas). Neste ponto, estão disponíveis duas cadeiras anfíbias para o banho de mar de cadeirantes, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.

- Balneário Solimar – em frente ao Condomínio Ilha do Caribe, ao lado do posto do Corpo de Bombeiros – ducha móvel até 17 de fevereiro.

GUARATUBA

- Magistrados – Avenida Atlântica, próximo ao número 1696 (entre a Rua Irati e a Rua da Lapa, próximo à guarita dos guarda-vidas, em frente à Associação dos Magistrados). Neste ponto, está disponível uma cadeira anfíbia.

- Pedras – Avenida Atlântica, próximo ao número 78 (entre a Rua Alois Cicatka e a Rua João Antônio Prosdócimo, próximo ao Kiosque Praia e Sol e o Hotel Vila Real).

- Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves). Neste ponto, está disponível uma cadeira anfíbia.

PONTAL DO PARANÁ

- Pontal do Sul – Rua dos Ipês (próximo a Avenida Mira-Mar, próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e a Pousada da Su, próximo da guarita dos guarda-vidas). Neste ponto, está disponível uma cadeira especial para o banho de mar de cadeirantes, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.

- Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas).

- Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste).

GALERIA DE IMAGENS