O município de Vera Cruz do Oeste alcançará no próximo ano um índice de 88% no atendimento com coleta e tratamento de esgoto. Isso será possível pelos investimentos que estão sendo realizados pela Sanepar e que foram apresentados pelo gerente regional da companhia, Donizete Obara, à população e principais lideranças do município, nesta quarta-feira (25).
“Atualmente Vera Cruz do Oeste conta com índice de 65% de coleta e tratamento de esgoto. Ao final destas obras, que já estão em andamento, a cidade alcançará um dos maiores índices da região”, comentou o gerente.
Com recursos do Funasa, a Sanepar está investindo mais de R$ 3 milhões na execução de 14 quilômetros de rede coletora de esgoto e de 600 metros de tubulações auxiliares. Com isso, 711 novas famílias serão integradas ao sistema. Ainda faz parte deste empreendimento a implantação de coleta de esgoto no Distrito São Sebastião, beneficiando 94 famílias. No Distrito serão instalados uma estação de tratamento compacta e mais três quilômetros de tubulação, entre redes de coleta e interceptores.
Obara fez uma prestação de contas das atividades e investimentos realizados pela Companhia desde 2012. Até 2016 a Sanepar aplicou R$ 5,3 milhões para melhorar os sistemas de água e de esgoto da cidade. Ele falou também sobre os programas de qualidade, sociais e ambientais realizados na empresa.
Além de lideranças comunitárias e moradores da região, participaram da reunião a vice-prefeita Maria de Fátima Fialho, os vereadores Osmair Pereira, Adão de Souza e Ervandil Pires, os secretários municipais Ivete Tomasin (Saúde) e Emiliano Santos (Finanças), e o chefe de gabinete Daniel Martins.