As vendas do comércio varejista paranaense, já com o desconto da inflação, cresceram 17% em janeiro de 2012, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi o maior crescimento entre todos os estados brasileiros que integram a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média do País ficou em 7,7%. Os dados referem-se ao varejo ampliado, que inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção.
O desempenho positivo no Paraná foi generalizado, com destaque para artigos farmacêuticos e de perfumaria (31,2%), móveis e eletrodomésticos (24,9%), artigos de uso pessoal e doméstico (22,7%), hipermercados e supermercados (21,1%), livros, jornais e revistas (20,7%) e veículos, motocicletas, partes e peças (17,4%).
No acumulado dos 12 meses encerrados em janeiro, o volume comercializado pelos estabelecimentos varejistas que atuam no Paraná aumentou 9,5%, ficando acima da média nacional (6,4%) e dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nessa base de comparação, a performance positiva foi determinada por móveis e eletrodomésticos (17,7%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (17,7%), material de construção (12,1%), veículos, motocicletas, partes e peças (11,0%) e artigos de uso pessoal e doméstico (10,0%).
Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o economista Gilmar Mendes Lourenço, “esse cenário virtuoso do comércio paranaense reflete a conjuntura de afrouxamento do crédito, produzida pelo Banco Central desde agosto de 2011, e a vitalidade do mercado de trabalho regional, que vem exibindo acréscimos expressivos nos níveis de ocupação e rendimentos”.
O desempenho positivo no Paraná foi generalizado, com destaque para artigos farmacêuticos e de perfumaria (31,2%), móveis e eletrodomésticos (24,9%), artigos de uso pessoal e doméstico (22,7%), hipermercados e supermercados (21,1%), livros, jornais e revistas (20,7%) e veículos, motocicletas, partes e peças (17,4%).
No acumulado dos 12 meses encerrados em janeiro, o volume comercializado pelos estabelecimentos varejistas que atuam no Paraná aumentou 9,5%, ficando acima da média nacional (6,4%) e dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nessa base de comparação, a performance positiva foi determinada por móveis e eletrodomésticos (17,7%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (17,7%), material de construção (12,1%), veículos, motocicletas, partes e peças (11,0%) e artigos de uso pessoal e doméstico (10,0%).
Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o economista Gilmar Mendes Lourenço, “esse cenário virtuoso do comércio paranaense reflete a conjuntura de afrouxamento do crédito, produzida pelo Banco Central desde agosto de 2011, e a vitalidade do mercado de trabalho regional, que vem exibindo acréscimos expressivos nos níveis de ocupação e rendimentos”.