As vendas do varejo no Paraná cresceram 14,7% em agosto, em comparação com agosto de 2011, acompanhando o movimento de alta registrado em todo o País, que teve crescimento médio de 15,7%. Nos oito primeiros meses do ano, o comércio paranaense acumula alta de 10,7% nas vendas – acima da média nacional, de 8,6%. Os números referem-se ao conceito ampliado de varejo, que inclui os ramos de veículos, motos e material de construção, e foram divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Oito dos 10 segmentos observados tiveram alta nas vendas no Paraná em agosto, com destaque para veículos, motos, partes e peças (24,3%) e artigos farmacêuticos e de perfumaria (23,6%).
O índice acumulado nos oito primeiros meses do ano foi impulsionado pelos ramos de artigos farmacêuticos e de perfumaria (23,8%), artigos de uso pessoal e doméstico (21,0%), móveis e eletrodomésticos (14,2%) e hipermercados e supermercados (12,4%).
Nos últimos 12 meses, as vendas do comércio paranaense acumulam alta de 9,2%, também acima da média nacional, de 6,8%. Nessa base de comparação, as performances mais expressivas foram identificadas em artigos farmacêuticos e de perfumaria (21,3%), artigos de uso pessoal e doméstico (17,6%), móveis e eletrodomésticos (15,6%) e hipermercados e supermercados (11,1%).
RESTRITA – No conceito restrito de varejo – que exclui veículos, motos e material de construção –, as vendas do comércio paranaense tiveram ampliação de 9% no mês, 12% no ano e 11,1% em 12 meses, contra 10,1%, 9,0% e 7,8% para o Brasil.
Para Gilmar Mendes Lourenço, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o dinamismo do comércio “advém da combinação entre os efeitos iniciais das medidas de desoneração tributária e de acréscimo da oferta e redução do custo do crédito, além do particular vigor do mercado de trabalho regional”.
Oito dos 10 segmentos observados tiveram alta nas vendas no Paraná em agosto, com destaque para veículos, motos, partes e peças (24,3%) e artigos farmacêuticos e de perfumaria (23,6%).
O índice acumulado nos oito primeiros meses do ano foi impulsionado pelos ramos de artigos farmacêuticos e de perfumaria (23,8%), artigos de uso pessoal e doméstico (21,0%), móveis e eletrodomésticos (14,2%) e hipermercados e supermercados (12,4%).
Nos últimos 12 meses, as vendas do comércio paranaense acumulam alta de 9,2%, também acima da média nacional, de 6,8%. Nessa base de comparação, as performances mais expressivas foram identificadas em artigos farmacêuticos e de perfumaria (21,3%), artigos de uso pessoal e doméstico (17,6%), móveis e eletrodomésticos (15,6%) e hipermercados e supermercados (11,1%).
RESTRITA – No conceito restrito de varejo – que exclui veículos, motos e material de construção –, as vendas do comércio paranaense tiveram ampliação de 9% no mês, 12% no ano e 11,1% em 12 meses, contra 10,1%, 9,0% e 7,8% para o Brasil.
Para Gilmar Mendes Lourenço, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o dinamismo do comércio “advém da combinação entre os efeitos iniciais das medidas de desoneração tributária e de acréscimo da oferta e redução do custo do crédito, além do particular vigor do mercado de trabalho regional”.