Vencedora de Prêmio
Multishow é convidada
do éCultura desta sexta

Rapper curitibana Karol Conka conquistou prêmio Artista Revelação, na terça-feira (3)
Publicação
04/09/2013 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A rapper curitibana Karol Conka, escolhida artista revelação da 20.ª edição do Prêmio Multishow 2013, é uma das convidadas do programa éCultura especial desta sexta-feira (6). O programa da TV éParaná (canal 9), que vai ao ar às 18h30, também recebe no estúdio o DJ Nave, o professor doutorando em educação da Universidade Federal do Paraná, Marcos de Oliveira, e a publicitária e produtora Brenda Maria. A apresentadora Tati Ayres vai conversar com os convidados sobre o papel do negro nas artes.
A discussão começa com a exibição do documentário “Sob a estrela de Salomão” que traz a história da Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio. Também tem reportagens da vida do artista plástico Fernão Accioly, do hip hop nas ruas da cidade e o passeio no Museu Oscar Niemeyer, com a jornalista Vivi Carpes. O programa reprisa no sábado (7), às 13h, e domingo (8), às 17h.
Karol Conka é rapper, cantora, compositora e considerada uma das principais representantes de rap feminino dos últimos tempos no País. A cantora escreve desde criança e começou sua carreira em concurso escolar. No Prêmio Multishow 2013, de terça-feira (3), Karol, a artista de 25 anos, desbancou Clarice Falcão, fenômeno na internet, Anitta e o duo Strobo. A categoria foi votada pelo chamado superjúri composto por 11 personalidades da indústria da música e do entretenimento.
Com seu único disco “Batuk Freak” a cantora também foi indicada à categoria música compartilhada, na qual os jurados selecionam o melhor álbum oferecido para download gratuito na internet. Na semana do lançamento foram 20 mil downloads.
DOCUMENTÁRIO – Às 22h desta sexta-feira (6), o programa éDocumentário mostra os segredos, a arte, problemas e o dia a dia de uma antiga e difícil profissão. “O corte do alfaiate” é um olhar diferente sobre esse ofício manual que ainda luta pelo seu lugar no mundo mais dominado pela indústria e mercado de massa. A exibição do documentário marca o Dia do Alfaiate comemorado nesta sexta.
No sábado (7), a partir das 9h até o meio-dia, a éParaná transmite ao vivo o desfile cívico em comemoração aos 191 anos da independência do Brasil. Mais tarde, às 16h vai ao ar o programa Terra Canção, com Beatles Machine e Vicente Ferri. Às 22h o e-Show traz homenagem ao cantor Emílio Santiago, que marcou a história da arte vocal brasileira. No “Tributo a Emílio Santiago”, Ciro Morais, um dos mais importantes cantores de samba do Sul do Brasil, recria os sucessos marcantes do cantor, que morreu neste ano depois de mais de 40 anos de carreira profissional.
Para fechar o fim de semana, no domingo (8), às 15h, tem a exibição do documentário “Sob a estrela de Salomão” que conta a história pouco conhecida da presença negra em Curitiba a partir da trajetória de um dos clubes sociais negros mais antigos do Brasil ainda em funcionamento, herdeiro de parcela do patrimônio cultural da cidade. Às 18h, vai ao ar a Orquestra de Baixos no programa éEspetáculo. O grupo formado em 2006 apresenta os mais diversos tipos de música executados apenas por baixos elétricos e acústicos. O repertório é amplo e variado, passando pelo barroco, clássico e contemporâneo, além de passar pelo jazz, samba e baião. 
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br 

GALERIA DE IMAGENS