Van do Nota Paraná já atendeu
cerca de 500 pessoas no Litoral

A unidade móvel disponibiliza serviços como o cadastro no programa e a emissão do cartão. Na maioria das vezes, a van está na Praia Central de Guaratuba, mas passa também por outras cidades
Publicação
25/01/2017 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria Estadual da Fazenda está com uma novidade para os veranistas e moradores do Litoral do Paraná: a van Nota Paraná, que disponibiliza serviços gratuitos, como o cadastro no programa e a emissão do cartão. Desde que começou a atuar, em 13 de janeiro, já foram atendidas quase 500 pessoas.
A presença da unidade móvel da Secretaria da Fazenda faz parte da série de ações e serviços ofertados pelo Governo do Estado na operação Verão Paraná.
O Nota Paraná é um programa de cidadania fiscal, que combate a sonegação e a concorrência desleal e reduz a carga tributária individual, porque devolve ao consumidor parte do imposto que ele paga nas suas compras no varejo. Para participar, é preciso se cadastrar no programa e colocar o CPF nas notas emitidas pelos estabelecimentos comerciais.
SERVIÇOS - Na maioria das vezes, a unidade móvel está na Praia Central de Guaratuba, mas passa por outras cidades do Litoral. “Fazemos o cadastro de novos participantes, a emissão do cartão do programa, que permite a inclusão do CPF na nota através de leitura por código de barras”, explica Denilson César da Silva, coordenador do Nota Paraná no Litoral pela Secretaria da Fazenda. Para fazer o cartão não é preciso ter cadastro, apenas saber o número do CPF. “Muitas pessoas já tem o cadastro e o cartão facilita nas compras. Também criamos e-mail para as pessoas que não possuem, além de tirarmos todas as dúvidas sobre o programa do Nota Paraná”, explica.
FACILITA A VIDA - “Já tenho cadastro e sei como o programa funciona, inclusive usei R$ 50,00 que estava em minha conta. Agora vim buscar meu cartão”, disse Louise Santos, que mora em Curitiba. “O cartão facilita, porque não tem que ficar falando sempre o CPF, é só dar o cartão. Foi uma boa ideia do Governo do Estado”,afirmou.
Para a estudante Camila Cavagnar, também de Guarapuava, foi uma surpresa saber que o serviço estava sendo disponibilizado na praia. “Sempre coloco o CPF na nota, já obtive um retorno inclusive nesse final de ano. Com certeza valeu a pena, pois recebi cerca de R$ 200,00, que deu uma ajuda boa”, contou. O morador de Wenceslau Braz, Luiz Eduardo Marques, aproveitou o momento de folga no Litoral e levou a esposa para fazer o cadastro no Nota Paraná. “O atendimento é excelente. Foi uma ótima ideia sim. Eu já tinha e incentivei minha mulher a fazer. Vale muito a pena”, explicou.
MOVIMENTO - De acordo com Denílson, o movimento de veranistas e moradores da região têm sido grande. “A maior dúvida das pessoas é quanto ao valor do crédito e de que forma esse crédito vem para eles. Passo as orientações sobre o imposto pago pelo estabelecimento comercial e como funciona o programa. A maior satisfação dos usuários é saber que têm valores disponíveis na conta e não sabiam”, conta.
Ele ressalta que o benefício do programa incentivar o cidadão a solicitar a sua nota fiscal no estabelecimento comercial. O governo fez esse programa para devolver parte do imposto recolhido para a pessoa que tem essa nota fiscal. Quem quiser pode vir aqui e sair satisfeito com o seu crédito liberado na conta corrente", afirma Denilson.
Mais informações sobre o Programa Nota Paraná acesse: www.notaparana.pr.gov.br/

GALERIA DE IMAGENS