Universidades orientam sobre
novo sistema de identificação
e isenção ou desconto de taxa

Universidade de Ponta Grossa adotou novo sistema de identificação datiloscópica dos candidatos, e a Universidade de Londrina abriu as inscrições para pedidos de isenção ou desconto do preço da inscrição do Vestibular
Publicação
06/07/2017 - 14:30

Confira o áudio desta notícia

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) adotou novo sistema de identificação datiloscópica dos candidatos. A Universidade Estadual de Londrina abriu as inscrições para pedidos de isenção ou desconto do preço público da inscrição do Vestibular da UEL 2018 específico para a comunidade externa. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de julho, em 16 cidades
De acordo com o coordenador geral da CPS da UEPG, Edson Luiz Marchinski, a identificação dos candidatos pelas digitais vai conferir mais segurança ao vestibular, eliminando a apresentação da ficha de inscrição para o acesso aos locais de prova. “Haverá também um ganho de tempo”, diz, observando que o período para identificação dos candidatos pelos fiscais de sala caiu de 30 minutos para 15 minutos. A coleta de digitais ocorrerá em dois momentos, durante as provas que terão o mesmo tempo de resolução de concursos anteriores.
Para demonstrar o funcionamento do novo sistema de identificação, o coordenador da CPS simulou a identificação pelos fiscais, com a utilização dos coletores de digitais e a verificação do documento original de identidade, com foto, e assinatura do candidato. A impressão datiloscópica deverá ser feita com o polegar direito do candidato. “O procedimento não deixa qualquer resíduo nos dedos”, comenta Edson Marchisnki, observando que este sistema também deverá ser adotado na matrícula dos aprovados no vestibular.
Outra novidade do concurso é a inclusão de Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão entre as cidades onde a UEPG vai aplicar as provas. A UEPG está presente em 16 municípios, movimentando 13.689 candidatos (Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama).
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 13 horas; e fechados às 14 horas. Das 13h às 14h, os fiscais farão a recepção dos candidatos e acondicionamento de objetos, aparelhos eletrônicos e celulares não permitidos em sacos plásticos que ficarão de posse dos respectivos donos. No primeiro dia (9/7), os candidatos terão 3 horas e 30 minutos para fazer a prova de Conhecimentos Gerais e a Redação. No segundo dia (10/7), terão 3 horas, para a resolução das questões da Prova Vocacionada, cujas questões estão relacionadas à área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato.
Todas as informações sobre horários, locais de prova, ensalamento e procedimentos de identificação foram enviados aos candidatos via e-mail e também pelo aplicativo do Vestibular de Inverno 2017, disponível para download no Google Play.
Os candidatos podem acessar essas informações também na página do concurso no Facebook e no portal da CPS, no endereço www.cps.uepg.br/vestibular. Nos dias de prova, os procedimentos de identificação serão informados aos candidatos pelos fiscais de sala.
INSCRIÇÕES DA UEL - Estão abertas as inscrições para pedidos de isenção ou desconto do preço público da inscrição do Vestibular da UEL 2018 específico para a comunidade externa.
O formulário para solicitação, informações sobre o processo e prazos para recursos estão disponíveis nos endereços Sebec e Cops. O preço público de inscrição do Vestibular 2018 é de R$ 146,00. Poderão participar do processo de seleção para solicitação de isenção ou desconto os candidatos que frequentaram o Ensino Fundamental e Ensino Médio completos na rede pública.
Os descontos serão de 30% ou 50% do valor do preço público da inscrição do Vestibular 2018, considerando o enquadramento da situação socioeconômica do candidato disponível na instrução de serviço Sebec/Cops/Proaf Nº 001/2017.
NIS - As inscrições irão até 13 deste mês por meio do Número de Identificação Social (NIS) - em nome do candidato - atribuído pelo CadÚnico. O resultado sai dia 24 de julho. Mesmo se o candidato não for contemplado pelo NIS ele poderá ainda fazer a inscrição pelo Processo de Análise Socioeconômica do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) da UEL. As inscrições vão de 10 a 28 de julho. O resultado final sai em 4 de setembro, a partir das 17 horas - endereço www.uel.br/sebec.
SERVIDOR - A inscrição para isenção e desconto destinados aos servidores da UEL e dependentes começa nesta sexta-feira (7), a partir das 16 horas, até 19 de julho. O Edital com os resultados dos pedidos será publicado dia 9 de agosto, a partir das 16 horas, no endereço www.cops.uel.br.
O candidato que tiver o pedido de desconto ou isenção indeferido, seja pelo NIS/CadÚnico (Cops), ou pela análise socioeconômica (Sebec), e não efetuar o pagamento do preço público de inscrição dentro do prazo estipulado estará automaticamente excluído do Processo Seletivo Vestibular 2018.