Universidades estaduais
aprovam novos cursos
de pós-graduação

Três das sete universidades estaduais estão na lista da Capes com cursos de mestrado e doutorado para 2016
Publicação
13/11/2015 - 18:15

Confira o áudio desta notícia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou a relação de novos cursos de pós-graduação acadêmicos e profissionais aprovados. Três das sete universidades estaduais estão na lista com cursos de mestrado e doutorado para 2016.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) terá, no próximo ano, um mestrado profissional na área de Ensino. O novo curso é destinado a profissionais das áreas de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia), Matemática, Geociências, Informática, Ciência da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas, ou profissionais de outros campos de formação que atuem ou desejem atuar profissionalmente na docência. O curso inicia no primeiro semestre de 2016, no campus de Cornélio Procópio e serão ofertadas 13 vagas.
Já nas universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Centro-Oeste (Unicentro) foi aprovado o curso de doutorado em Ciências Farmacêuticas nas áreas de pesquisa de “Avaliação clínico/laboratorial de processos fisiopatológicos”, “Desenvolvimento e controle de fármacos, medicamentos e correlatos” e “Avaliação química e biológica de produtos naturais”. O curso será realizado em conjunto pelas duas universidades, mantendo a cooperação de seis anos que já existe entre as duas instituições no mestrado.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, Osnara Mongruel Gomes, a importância do curso se mostra por meio de mais oportunidades de pesquisa também para os alunos da graduação. “Estas transformações se refletem também na graduação, propiciando o contato precoce de alunos e estudantes com atividades de pesquisa, e assim, melhorando a sua formação”, explica. O início do curso está previsto para o primeiro semestre de 2016 e ofertará inicialmente 11 vagas. O edital de abertura de inscrições será lançado em breve no site da UEPG.
Com essa aprovação, a Unicentro totaliza 20 cursos de pós-graduação ofertados pela universidade. Segundo coordenadora local do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unicentro, Rubiana Mainardes, o curso veio para somar na qualidade de ensino e nas possibilidades que a Unioeste oferece nesta área. “Foi uma vitória muito grande para o curso de Farmácia e com o curso de doutorado teremos uma ampla formação dentro da área de farmácia. Para a instituição agrega muito valor”, afirma a coordenadora.
Atualmente existem outras propostas de cursos dos programas de mestrado e doutorado de universidades estaduais do Paraná sendo analisados pela CAPES.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br