Universidade Estadual
do Norte do Paraná recebe
o patrimônio da FFALM

A transferência encerra um processo de anos. O patrimônio continuava em nome da Fundação Faculdades Luiz Meneghel, mesmo após ter sido transformado em campus da Uenp. Todos os funcionários da antiga fundação tiveram seus empregos preservados
Publicação
11/07/2016 - 17:20

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) recebeu todo o patrimônio da antiga Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM). A escritura pública de transferência foi assinada pelo Governo do Estado, a Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Prefeitura de Bandeirantes na última quinta-feira (7), em solenidade realizada no auditório Thomás Nicoletti do Campus, em Bandeirantes.
A Fundação Luiz Meneghel foi estadualizada em 2003 e, em 2006, com a criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, tornou-se um dos campi da instituição. O patrimônio do Campus, no entanto, ainda estava no nome da Fundação. No ano passado, a Prefeitura de Bandeirantes assinou, junto ao Governo do Estado, um Termo de Ajustamento de Conduta, por meio do qual se comprometeu a transferir toda a estrutura da antiga Fundação para a Universidade. A área doada tem pouco 151 hectares e abrange toda a estrutura do Campus do Luiz Meneghel que possui, atualmente, 26,2 mil metros quadrados de área construída.
A reitora da Uenp, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destaca que a transferência é uma grande conquista para a Universidade e que encerra um processo muito desgastante para todos. "Foram anos de conversa para encontrar a melhor maneira de fazer essa transferência de forma justa”, diz ela. “Conseguimos superar as adversidades e vencemos mais este desafio. Esta transferência garantirá à Uenp mais estabilidade e segurança jurídica para gerenciar seu patrimônio. Estou emocionada e muito feliz", disse a reitora.
FUNCIONÁRIOS - A promotora de justiça e coordenadora do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, Kele Cristiani Bahena, acompanhou todo o processo de transferência e disse estar satisfeita com o desfecho. "Conseguimos resolver a situação dos funcionários da antiga Fundação, garantindo a eles a permanência no trabalho. Essa era uma das maiores dificuldades para a transferência", disse a promotora. "Todos saem ganhando. A Uenp, que ganha segurança jurídica com a transferência do patrimônio, e os servidores, que tiveram seus direitos garantidos", avaliou.
Para o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, que representou o governodor Beto Richa na solenidade, a doação do patrimônio vai além da necessidade jurídica. "Essa escritura também é um reconhecimento a todo o trabalho que a Uenp tem desempenhado na região. Trata-se de uma Universidade que enfrenta desafios e que cresce a cada ano. Sem dúvidas, este patrimônio estará em boas mãos", concluiu o deputado.
INAUGURAÇÃO - Durante a solenidade, foram inaugurados a pavimentação asfáltica da entrada secundária do Campus e os estacionamentos dos setores de Produção Vegetal e Engenharia e Desenvolvimento Agrário. Segundo o diretor do Campus, Ederson Marcos Sgarbi, a obra era uma reinvidicação antiga de professores, servidores e alunos. "O acesso pela entrada secundária do Campus sempre foi muito complicado, principalmente em dias de chuva”, disse ele.
Saiba mais spbre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr