Os diretores das 27 unidades socioeducativas do Paraná reuniram-se nesta segunda, terça e quarta-feira (31, 1 e 2), em Curitiba, para alinhar questões técnicas e administrativas do sistema que conta com 1.073 vagas nos 19 Centros de Socioeducação (Censes) e 8 Casas de Semiliberdade. A reunião de trabalho aconteceu na Escola de Educação em Direitos Humanos, órgão da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.
Foram abordados temas como questões administrativas da unidade com o departamento, adequação dos adolescentes das unidades para as Casas de Semiliberdade e o ajuste do processo de capacitação e recepção dos novos educadores sociais. “Esses encontros trazem para toda a equipe novas possibilidades e estratégias de trabalho que potencializam todo o processo de atendimento socioeducativo”, destacou o secretário da Justiça, Artagão Júnior.
“O Paraná tem hoje um dos melhores sistemas de socioeducação do Brasil, devemos isso a toda a equipe que está se esforçando ao máximo em qualificar e capacitar os servidores e os 48 novos servidores que foram nomeados pelo governador Beto Richa no começo da semana”, disse Artagão.
Além disso, foram debatidos assuntos técnicos, na presença de profissionais de setores administrativos das unidades. A saúde, educação e atendimento psicossocial e temas teóricos também foram objetos de debates, que abordaram questões importantes, bem como a formação educacional e profissional, entre outros.
“Os debates foram bons e importantes. Isso possibilita a nossa equipe traçar planos e metas para qualificarmos e melhorarmos os trabalhos nas unidades e no atendimento dos adolescentes”, afirmou o diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo, Alex Sandro Silva.
A diretora do Centro de Socioeducação de Pato Branco, Lidyana Soares Kelin, reforçou a importante troca de experiência entre os profissionais que participaram da reunião. “Acredito que o mais importante deste encontro foi a troca de experiência entre todos os presentes, pois assim conseguimos esclarecer nossas dúvidas e ajustar diversas situações com os outros diretores e com os profissionais da secretaria”.