O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (14) o Prêmio de Gestão Paraná às escolas públicas da rede estadual do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, em solenidade na Casa da Cultura de no município.
A premiação criada pela Secretaria de Estado da Educação em 2015 tem como objetivo valorizar as escolas que desenvolvem projetos pedagógicos inovadores, praticam a gestão participativa dos recursos públicos e promovem o envolvimento da comunidade no cotidiano escolar.
Em primeiro lugar ficou o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Ronilce Aparecida Gallo Mainardes, do município de Telêmaco, que recebeu premiação de R$ 6 mil. Em segundo, a escola Nossa Senhora de Fátima (Telêmaco), com R $ 4 mil. O Colégio Estadual do Campo Teófila Nassar Jangada, localizado em Reserva, ficou com a terceira colação, com prêmio de R$ 3 mil. A menção honrosa foi para o Colégio Estadual Manoel Ribas, de Harmonia.
As escolas vencedoras vão promover consultas junto à Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Conselho Escolar, estudantes e comunidade escolar para definir como aplicar os recursos. O dinheiro pode ser utilizado para compra de materiais de consumo, pequenos reparos e outras despesas relacionadas à atividade educacional.
“Sempre digo que a premiação é o resultado final, é o reconhecimento merecido. Mas o importante mesmo é o excelente trabalho que vem sendo feito por nossas unidades ao longo do tempo para chegar até aqui”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Ana Seres.
Na mesma solenidade foi comemorado o aniversário de 25 anos do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco. A chefe do NRE, Sueli Aparecida Martins, destacou a importância histórica da data “Ganhamos um enorme presente com o projeto SEED 70 anos e com os 25 anos do núcleo. Isto é uma historia construída por muitas mãos”, disse Sueli.
CRITÉRIOS DE GESTÃO - Para participar do projeto as escolas precisam passar por 12 critérios, incluindo a entrega das prestações de contas em dia, cumprimento dos prazos, manutenção da rede física das escolas, além de projetos inovadores que reflitam na qualidade do processo de ensino e aprendizado. As escolas também precisam apresentar bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2018 o Governo do Estado vai escolher a melhor gestão escolar do Paraná. Para a edição estadual serão elaborados novos critérios a serem cumpridos pelas escolas.
Até o final deste ano, o programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação premia escolas pertencentes aos Núcleos de Educação da Área Metropolitana Norte e Sul, de Jacarezinho, de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Paranaguá, Loanda, Campo Mourão, Apucarana, Laranjeiras do Sul, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu e Irati.
META - O Prêmio de Gestão faz parte do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria da Educação, que busca reduzir os índices de evasão e elevar a qualidade do ensino público por meio da gestão escolar participativa.
70 ANOS - A secretária também visitou os Centros de Memória do CEEBJA Professora Ronilce Mainardes e o Colégio Estadual Manoel Ribas. Devido às comemorações dos 70 anos da secretaria, neste ano as unidades da rede estadual estão fazendo trabalhos de resgate e preservação da memória escolar.