Unidades de Saúde da região Norte recebem Certificado de Qualidade

Publicação
23/08/2018 - 12:20
Editoria

O Programa de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde, que certifica a atenção primária pelo trabalho desenvolvido no atendimento à população, reconheceu e entregou Selos de Qualidade para cinco municípios da 18a Regional de Saúde – Cornélio Procópio. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (23).

As cidades de Nova América da Colina, Santa Cecília do Pavão, Nova Santa Bárbara e Sapopema receberam os Selos Bronze. O município de Sertaneja é o único da região que recebeu o Selo Prata.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, destaca o impacto gerado pelo projeto de Tutoria e como a conquista dos Selos de Qualidade influencia nos processos de trabalho. “O Governo do Paraná está promovendo um resgate do trabalho da Atenção Primária, cada vez mais qualificando a atuação dos profissionais e melhorando a satisfação da população em relação ao atendimento que é oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde”, reforçou.

TUTORIA - O Programa de Tutoria estabelece uma avaliação rigorosa de mais de 100 itens de qualidade, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos. Desde o início do ano, já foram certificadas 189 Unidades de Saúde, 162 delas selos Bronze e 27 selos Prata.

O superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, explica que a missão do programa é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados por meio de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados.

“Temos relatos de unidades que adaptaram o horário de atendimento, adotaram sistemas de agendamento de consultas e implantaram prontuários eletrônicos. Medidas simples que reduzem o tempo de espera do paciente e acabam com aquela fila da madrugada”, comentou o superintendente.

O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Pereira dos Santos, disse que após a implantação da Tutoria houve mudança no atendimento à população. “O Projeto de Tutoria da Saúde fez que com as equipes das unidades mudassem seu comportamento. Foi perceptível a motivação dos profissionais durante a rotina de trabalho. Agradecemos pelo apoio do Estado porque a saúde é uma área essencial na nossa gestão. Valorizando a saúde, valorizamos a vida dos moradores”, diz Edimar.

RECONHECIMENTO - O município de Sertaneja foi um dos primeiros do Estado a integrar o projeto-piloto de Tutoria, em 2014. Desde então, a Tutoria da Saúde já conta com a participação de 1069 Unidades de Saúde, em 357 municípios do Paraná.

A enfermeira, Erica Zaratin, disse que está há oito anos trabalhando na mesma Unidade de Saúde e passou por todo o processo de adaptação. “A Tutoria fez uma diferença enorme na organização. Os procedimentos de agendamento, fila de espera e atendimento estão muito mais eficientes. Me sinto muita realizada por fazer parte desta evolução. Fui Selo Bronze, agora sou Prata, quero muito estar aqui para receber o Ouro”, destacou a enfermeira.

Confira os municípios contemplados com o Selo Bronze de Qualidade

Nova América da Colina

Unidade de Saúde Willian Francisco da Silva Nascimento

Nova Santa Bárbara

Centro de Saúde Nova Santa Bárbara

Santa Cecília do Pavão

Unidade de Saúde de Santa Cecília do Pavão

Saporema

Unidade de Saúde Bento José da Costa

Selo Prata de Qualidade

Sertaneja

Unidade de Saúde Dr. Waldemar Scardazzi