Unidades da Regional de Paranavaí recebem Selo de Qualidade

Convidadas a modificar o modelo de atendimento e os processos de trabalho, as unidades passam por uma criteriosa avaliação. Os selos são divididos em três categorias: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos.
Publicação
18/12/2018 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Onze municípios da 14ª Regional de Saúde (RS) – Paranavaí receberam Certificação de Qualidade em suas unidades de saúde durante cerimônia oficial nesta segunda-feira (17). Foram entregues 17 selos, 12 deles Bronze, três selos Prata e dois Ouro.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, reconhece o trabalho e reforça o compromisso das equipes das unidades de saúde certificadas.“A atenção primária é o primeiro contato que a maioria dos cidadãos tem com a saúde pública e esse trabalho deve ser organizado, qualificado e humanizado. E é isso que o selo representa, o bom trabalho realizado por essas equipes”, destaca Nardi.

O Certificado de Qualidade é uma iniciativa do Governo do Estado que, por meio do Programa de Tutoria na Atenção Primária à Saúde, capacita as Unidades de Saúde de todo Paraná. Ao todo, são 356 municípios que aderiram ao projeto e 1.110 unidades de saúde em processo de tutoria.

TUTORIA – No processo de tutoria, com o apoio de técnicos das regionais de saúde, as equipes das unidades são convidadas a modificar o modelo de atendimento e os processos de trabalho, sempre seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.

Concluída cada fase do processo, a unidade passa por uma criteriosa avaliação que verifica mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em três categorias: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos na ferramenta de avaliação.

CONCEITO – De acordo com o superintendente de Atenção em Saúde, Juliano Gevaerd, o primeiro passo é o mais difícil, que é aceitar o desafio de mudar. Entre as alterações mais comuns incorporadas dentro da rotina das unidades de saúde está o agendamento de consultas, evitando filas em frente aos postos de saúde durante a madrugada. Também há melhorias no atendimento em saúde bucal e no acompanhamento de gestantes e bebês durante o pré-natal.

Nas últimas duas semanas, o Estado já entregou 60 Selos de Qualidade para Unidades de Saúde de todo Paraná, em 38 municípios diferentes.“Estamos recebendo inúmeros relatos positivos de hospitais de municípios que já participam do projeto. Isso mostra que uma atenção primária fortalecida reduz bastante a necessidade de internação hospitalar, porque se trabalha muito mais no sentido da prevenção e promoção da saúde”, completa Gevaerd.

GALERIA DE IMAGENS