A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai ofertar a partir de 2019, em Curitiba, o curso de bacharelado em Museologia. O decreto para a criação da nova graduação foi assinado pela governadora Cida Borghetti nesta segunda-feira (19), em solenidade no Palácio Iguaçu.
Cida destacou que a criação do novo curso é fruto do diálogo implementado em sua gestão ao longo desses sete meses, em que têm recebido e escutado as contribuições da sociedade, de líderes e representantes de diversos segmentos, e executado com responsabilidade ações importantes para o avanço do Estado.
“Eu entendi a necessidade de autorizar a criação desse curso que vêm sendo pensando há muitos anos e que faz parte da luta de muitos profissionais dessa área. Um grande avanço que surtirá efeito não só na preservação da história do Paraná, mas também do nosso País”, disse.
A governadora ressaltou que o Paraná é o primeiro estado a ofertar o bacharelado em Museologia em uma universidade estadual no Brasil. “Esse curso formará gestores que cuidarão do nosso patrimônio e que vão multiplicar conhecimento”.
Neste mês, Cida Borghetti autorizou também a criação dos cursos de Medicina em Guarapuava e Cornélio Procópio, de Direito em Paranavaí e de Engenharia de Produção em Paranaguá.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, agradeceu a sensibilidade da governadora em criar o novo curso de Museologia. “Uma sociedade só consegue ser efetivamente inovadora e moderna quando ela já aprendeu a ser eterna. O que a governadora está autorizando hoje é a afirmação de um curso para dar eternidade à memória e à arte do povo paranaense”, disse.
NOVO CURSO – No próximo vestibular serão ofertadas 40 vagas no turno matutino. A carga horária do curso de Museologia será de 2.848 horas, com regime de matrícula semestral. O período mínimo de conclusão da graduação será de quatro anos e o máximo de seis anos.
O curso será ministrado no Campus Curitiba I. Atualmente, o local tem 681 alunos matriculados e oferta 215 vagas todos os anos, em oito cursos de graduação: Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Canto, Composição e Regência, Pintura, Gravura, Escultura, Instrumento e Música.
CONQUISTA - Entre 2006 e 2007, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que integra a Unespar, ofertou o curso de pós-graduação (lato sensu) em Museologia. Segundo o diretor Embap, professor Marco Aurélio Koentopp, desde então os profissionais da universidade lutam para implementar a graduação em Museologia.
“Graças à atitude da governadora nós conseguimos concretizar essa demanda, essa luta de muitos anos. Esse curso veio como um grande presente de aniversário da Embap, que completou 70 anos de existência em 2018”, disse o diretor.
UNESPAR - A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é multicampi e está presente em seis cidades de diversas regiões do Paraná. São dois câmpus em Curitiba e outros cinco localizados em Paranaguá, Campo Mourão, Apucarana, União da Vitória e Paranavaí, onde está a reitoria da universidade. A instituição oferta anualmente 3.344 vagas, nos sete câmpus, para 67 cursos de graduação. Além disso, oferece quatro mestrados e 19 cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento. Hoje, são 11,5 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, o curso foi pensando durante muito tempo e atende a necessidade de profissionais nessa área. “Mais um curso inovador e extremamente necessário para a preservação da memória científica e cultural. Criamos os nossos cursos baseados em demandas, visando a promoção do desenvolvimento acadêmico, científico, cultural e econômico da nossa região”, afirmou.