Umuarama, no Noroeste do Paraná, tem forte potencial para atração de investimentos não só em áreas tradicionais, como a agroindústria, mas também para fomentar outros segmentos, com novas empresas e empregos para o município. A identificação dos potenciais e dos setores alvos capazes de promover o desenvolvimento da cidade estão no diagnóstico para o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), elaborado pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), vinculada ao Governo do Estado, junto com a prefeitura e empresários locais.
O diagnóstico foi apresentado nesta sexta-feira (9) em reunião da governadora Cida Borghetti com o prefeito Celso Luiz Pozzobom, o presidente da Paraná Desenvolvimento, Adalberto Neto, e lideranças do município. “Um trabalho importante, fundamental para planejar e orientar o desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou a governadora.
“É essa a estratégia, estimular o crescimento observando o potencial e a aptidão de cada cidade e região. Como governo municipalista, buscamos o desenvolvimento das cidades, porque é onde está a população e o nosso foco são as pessoas”, disse ela.
Umuarama é um dos 11 municípios onde o PMAI foi instituído, como apoio institucional do Governo do Estado para estimular o desenvolvimento regional. O diagnóstico socioeconômico aponta deficiências e oportunidades e as estratégias são formuladas com a participação da comunidade e do setor produtivo.
INTERESSADOS - Segundo o prefeito Celso Luiz Pozzobom, como uma das cidades polos do Noroeste, Umuarama desperta interesse de investimentos em setores urbanos. “Há interesse e estamos investindo forte em infraestrutura para atrair novos empreendimentos. Temos empresários interessados. Com esse diagnóstico em mãos vamos para apresentar ao empresariado as oportunidades de avançar em setores já estruturados e abrir outros segmentos”, disse ele.
Pozzobom destaca que, além de deter um dos maiores rebanhos bovinos do Paraná e ser forte em produção de carnes, Umuarama é também o segundo polo moveleiro do Estado e tem forte presença na construção civil.
PARANÁ COMPETITIVO – O presidente da Paraná Desenvolvimento destaca que o PMAi de Umuarama foi produzido junto com o município e o setor empresarial e, portanto, traduz a visão da cidade. “Após a elaboração do diagnóstico o próximo passo é estruturar estratégias de prospecção de novos investimentos, buscar empresas e trabalhar com a prefeitura e o setor empresarial para promover o município junto aos empreendedores”, explicou.
Com o PMAI, segundo ele, o Estado atua para descentralizar os investimentos atraídos pelo programa Paraná Competitivo. “Buscamos levar os empreendimentos onde for necessário e trabalhar junto com a prefeitura e empresários para promover o crescimento”, afirmou Adalberto Neto.