A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai ofertar o curso de Direito em Telêmaco Borba. Decreto assinado pelo governador Beto Richa e publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do Estado autoriza a oferta do curso. Serão três turmas consecutivas, com 50 vagas, no período noturno, a partir de 2018. O curso terá duração de cinco anos (3.990 horas).
A primeira turma terá vagas abertas no Vestibular de Verão 2017 da UEPG, cujas inscrições iniciam em 08 de setembro. As provas serão aplicadas em 10 e 11 de dezembro.
A implantação do curso de Direito em Telêmaco Borba foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU) em julho de 2016 (Resolução Univ. nº29), considerando solicitação do município. Em 2015, a população respondeu pesquisa sobre cursos presenciais de graduação e pós-graduação que poderiam ser implantados do Campus da UEPG no município.
Na graduação, em primeiro ficou o curso de Direito, seguido de Engenharia Civil e Licenciatura em Música. Na pós-graduação se destacaram Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão de Negócios Internacional e Controladoria.
O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas destacou que o decreto autoriza a UEPG a contratar processos colaboradores (regime CRES), especificamente para o curso autorizado, com gradativo montante de horas, iniciando com 40 horas, em 2018, e chegando a 120 horas, em 2024.
De acordo com convênio firmado com a administração municipal, caberá à UEPG conduzir a parte didático pedagógica, coordenação e gestão do curso e do campus no município. Ficará a cargo do município o fornecimento de transporte aos professores; manutenção do espaço físico do campus – incluindo laboratórios, suprimento de acervo bibliográfico e a aquisição e manutenção de equipamentos e rede de comunicação informatizada – a contratação de pessoal de apoio à manutenção do curso; além de outras despesas que possam surgir, conforme já especificado em convênios firmados e renovados anteriormente para a oferta de outros cursos no Campus de Telêmaco Borba.
O reitor destaca a importância da oferta do curso de Direito, para a manutenção do Campus da UEPG em Telêmaco Borba. “A UEPG tem um compromisso histórico com Telêmaco Borba, pois o primeiro campus avançado da instituição foi implantado neste município, em 1984, marcando um período de expansão da universidade”.
Ele acrescenta que mais tarde a instituição instalaria câmpus avançados em outros municípios da região, como Castro, Jaguariaíva, Palmeira, São Mateus do Sul e União da Vitória, cuja interrupção tem ligação direta com as crises econômicas pelas quais o país vem passando historicamente.