UEPG outorga título
Honoris Causa ao ministro
do Supremo Tribunal Federal

A honraria máxima da instituição será outorgada a Edson Fachin em 15 de agosto, às 19h30, em sessão solene do Conselho Universitário, no Cine Teatro Pax-UEPG
Publicação
11/08/2016 - 10:36

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) outorga o título de Doutor Honoris Causa ao ministro do Supremo Tribunal Federal (SFT), Luiz Edson Fachin, em sessão solene do Conselho Universitário, em 15 de agosto, às 19h30, no Cine Teatro Pax – UEPG. Trata-se da honraria máxima da instituição.
A Sessão Solene do Conselho Universitário para a outorga do título ao ministro do STF ocorre na solenidade de abertura do VII Simpósio Jurídico dos Campos Gerais, promovido pela UEPG/Secijur (Setor de Ciências Jurídicas), em parceria com o Centro Acadêmico Carvalho Santos (CACS), do curso de Direito da UEPG, e a Universidade do Norte do Paraná (Unopar/Ponta Grossa).
O ministro Luiz Edson Fachin abrirá a programação de palestras magnas do evento, que acontece 15 a 19 de agosto, no Câmpus Central da UEPG (apresentação de trabalhos, minicursos e mesa redonda) e no Teatro Pax – UEPG (palestras magnas).
De acordo com a proposição do Secijur, a concessão da honraria de Doutor Honoris Causa tem o intuito de distinguir o homenageado pelo importância de sua de sua obra e atuação, enriquecendo a vida cultural e social, pelo seu saber e, no caso, em especial, pela sua atuação em prol da Ciência Jurídica.
“É a forma do Setor de Ciências Jurídicas exprimir o reconhecimento público pelo contributo prestado à comunidade jurídica pelo jurista e professor Luiz Edson Fachin”, diz o diretor de Secijur, professor Vicente Paulo Hajaki Ribas. Ele também destaca que o trabalho científico desenvolvido por Fachin o conduziu ao STF, órgão de cúpula do Poder Judiciário nacional.
Segundo o professor, ao ser indicado para ocupar uma cadeira do STF, Luiz Edson Fachin preencheu as exigências constitucionais previstas no artigo 101 da Constituição Federal, como o notável saber jurídico, que refere-se à habilitação científica, em alto grau, nas matérias sobre as quais o Tribunal tem tem que se pronunciar, o que supõe nos nomeados a competência e sabedoria que devem ter os jurisconsultos.
Da mesma forma, acrescenta, os antecedentes profissionais e pessoais do escolhido devem ser íntegros, sem rasuras ou manchas. “A vida do professor Fachin, induvidosamente, sempre foi pautada dentro dos parâmetros da ética e dos vetores morais”, diz o diretor do Secijur.
Confira a programação do Simpósio Jurídico dos Campos Gerais em http://www.simposiodedireitouepg.com.br/2016/