UEPG orienta
candidatos do PSS sobre
documentos e horários

Provas serão aplicadas no dia 22 de novembro. Universidade é pioneira no Paraná na implantação do processo seriado para ingresso no ensino superior
Publicação
05/11/2015 - 11:30

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A Coordenadoria de Processos de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) alerta os candidatos do Processo Seletivo Seriado (PSS) para atenção aos documentos exigidos para acesso aos locais de provas. São 18.763 candidatos que vão prestar o PSS no dia 22 de novembro em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.
A UEPG é pioneira no Paraná na implantação do processo seriado para ingresso no ensino superior. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa.
O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na última etapa do processo (PSS III), o estudante opta por um dos 38 cursos ofertados pela instituição. Este ano, as 499 vagas ofertadas correspondem a 25% do total para ingresso nos cursos de graduação da UEPG anualmente.
DOCUMENTOS - Há diferenças na documentação exigida em cada uma das fases do PSS.
No PSS I (referente à 1ª série do ensino médio), os 9.019 inscritos deverão apresentar ficha de inscrição sem foto. Nessa fase, ainda se aceita que o candidato não possua documento oficial de identificação. Porém, no local em que deveria colar a fotocópia do seu documento, deverá constar o carimbo do colégio em que o candidato está matriculado.
Para o PSS II (relativo à 2ª série do ensino médio), é preciso apresentar ficha de inscrição sem foto e com a fotocópia do documento oficial de identificação colada, mais o original do documento de identificação para o acesso ao local de prova.
Já no PSS III (referente à 3ª série do ensino médio), o candidato deverá apresentar ficha de inscrição com foto e fotocópia do documento de identificação, mais o original do respectivo documento.
Entre os documentos oficiais de identificação com foto aceitos estão as cédulas de identidade emitidas por Secretaria Estadual de Segurança Pública, Forças Armadas ou Polícia Militar; Carteira de Trabalho emitida pelo Ministério do Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação; passaporte válido.
Não será aceita fotocópia de má qualidade (que não permita a identificação do candidato por meio da assinatura e da foto) para as inscrições do PSS II e III. Também não será aceita fotocópia de documento em que, no lugar da assinatura do portador, conste a expressão Não Alfabetizado.
O candidato que não tiver os documentos solicitados por causa de extravio, furto ou roubo somente poderá fazer as provas mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência Policial (BO) original com registro circunstanciado da ocorrência. No dia da prova, o candidato deverá apresentar também uma fotocópia do BO correspondente, que será retida para uso posterior da Coordenadoria de Processos de Seleção. Nas três etapas do processo, as fichas ficam retidas pelos fiscais de sala, no momento da identificação dos candidatos.
HORÁRIOS - Em todos os locais de provas, os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 14h30. Das 14h30 às 15h, os fiscais de sala farão identificação dos candidatos. As provas terão início às 15h, com encerramento às 19h. Os candidatos podem ver o ensalamento na página do PSS (www.cps.uepg.br/pss).
Para a prova será permitido apenas o uso de caneta esferográfica escrita grossa, com tinta azul-escura ou preta, de material transparente. Será excluído do processo o candidato que se comunicar com outro, verbalmente, por escrito ou por sinais; que consultar livros; usar calculadora, dispositivo eletrônico de comunicação ou similares; ou for apanhado em flagrante na tentativa de burlar a prova, por qualquer meio.
As orientações são detalhadas nos manuais do candidato, disponíveis na página do PSS 2015 (www.cps.uepg.br/pss).
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