UEPG disponibiliza
material sobre
combate ao ‘Aedes’

O material resulta do evento SEBISA#saiAEDES e foi produzido pelos calouros dos cursos de ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, odontologia e medicina.
Publicação
24/01/2017 - 10:40

Confira o áudio desta notícia

O Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) disponibiliza para a comunidade materiais diversos (jogos pedagógicos, jingles e documentários) sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O material resulta do evento SEBISA#saiAEDES, realizado no início do ano letivo de 2016, contando com a participação dos calouros dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura/bacharelado), Educação Física (licenciatura/bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Medicina. Os estudantes produziram o material com o objetivo de auxiliar no combate ao mosquito e prevenção das doenças por ele transmitidas.
A diretora do setor, Fabiana Postiglione Mansani, explica que a realização do SEBISA#saiAEDES se deu por conta do cenário em que se encontrava o Paraná na época, com a proliferação do mosquito e o aumento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika nas várias regiões do Estado. Segundo ela, de acordo com o último boletim disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, até agosto, foram 56.351 casos confirmados. Dentre eles, os casos autóctones, que são aqueles contraídos na própria cidade em que habitam os infectados, totalizando 93,5% dos registros. Os casos importados, contraídos em outros locais, totalizaram 6,5%.
No SEBISA#saiAEDES as alternativas de intervenções eram livres e cabia à criatividade dos alunos proporcionar um material utilizável pela universidade, escolas e também pela comunidade. Fabiana Mansani comenta que a partir disso, os alunos produziram diversos trabalhos, surpreendendo a todos pela criatividade, com uma gama de materiais educacionais que podem ser utilizados principalmente pelas escolas. “Dessa forma se tornam uma alternativa capaz de reforçar aquilo que está sendo trabalhado, proporcionando de maneira lúdica e interativa, situações de ensino-aprendizagem a respeito da educação em saúde e prevenção de doenças”.
Os materiais estão à disposição da comunidade e podem ser solicitados através do telefone (42) 3220-3101 junto à secretaria do Sebisa, a partir de 1º de fevereiro.

GALERIA DE IMAGENS