O Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (Nafe) - uma parceria entre a UEL e 8ª Delegacia da Receita Estadual de Londrina - inicia na segunda-feira (07) o atendimento à população de baixa renda do município. O serviço gratuito vai orientar a população sobre educação financeira, levando informações referentes à cobrança de impostos e taxas, além de regularização de pendências. O atendimento será das 14h às 17h, na Agência do Trabalhador de Londrina (Rua Pernambuco, 162).
O serviço é ofertado por meio do projeto de extensão Educação Fiscal III, coordenado pelo professor Pedro Toshimitsu Shime, do Departamento de Ciências Contábeis, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Sob orientação dos professores, cerca de 50 estudantes do curso de Ciências Contábeis vão atender a população.
Segundo Pedro Shime, os estudantes receberam treinamento e estão aptos para esclarecer dúvidas sobre Imposto de Renda, Pessoa Física, CPF, ICMS, IPVA, FGTS, PIS e MEI. Além do atendimento na Agência, os estudantes também darão palestras no Ensino Médio em escolas públicas da cidade. O atendimento acontece até o final de 2018, exceto durante o período de férias acadêmicas da Universidade, com possibilidades de prorrogação por mais três anos.
Também serão ofertados os seguintes serviços: solicitação de CPF, certidões negativas, criação de CNPJ, Consulta Situação Fiscal, pedido de isenção para portadores de moléstias graves ou portadores de deficiência física, mental ou visual, informações sobre Microempreendedor Individual e esclarecimentos sobre o e-Social, entre outros.
Serviço
Início do atendimento do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal
Data: 07/08 (segunda-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: Agência do Trabalhador de Londrina (Rua Pernambuco, 162)